LGPD: Mais de 67% das Empresas ainda precisam se adequar
Depois de muita novela, finalmente a LGPD está vigorando no nosso país. Apesar de todo o tempo para se adequar, estima-se que mais de 67% das empresas brasileiras ainda não têm uma política de Segurança da Informação que garanta a proteção e a privacidade dos dados como deveria.
Alessandro Magalhães, CEO da Plano SI, reforça a necessidade de as empresas buscarem a adequação o quanto antes, além de existirem muito mais demandas do que profissionais capacitados no mercado atualmente. “Sabemos que a LGPD começou e que ainda não irá penalizar as empresas que não estão cumprindo a lei. De qualquer forma, a adequação não é simples e, por isso, é importante buscar um parceiro para auxiliar neste processo”, comenta.
A Plano SI, consultoria de segurança da informação, vem atuando neste processo de adequação de empresas multinacionais desde o surgimento da GDPR na Europa em 2016 e no Brasil assim que a lei foi assinada, em 2018. Neste período, a empresa já trabalhou com diversas empresas e grupos empresariais.
“A adequação das empresas é um processo custoso e, por isso, muitas vêm adiando. Apesar disso, garanto que não se adequar vai trazer um custo ainda maior para as empresas, inclusive com o risco de deixarem de existir. Sendo assim, fundamental que os empresários vejam este processo como um investimento”, indica Magalhães.
Segundo o especialista, apesar de possuírem características diferentes, em média é possível fazer todo o processo em cerca de três meses com a metodologia adequada e aplicada as pequenas e médias empresas. “Cada empresa possui características e complexidades distintas e que podem variar de seus processos e cultura interna, mas com o empenho dos gestores, colaboradores e uma consultoria de especialistas, é possível estar em dia com a LGPD em poucos meses”, finaliza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>