Pandemia torna concentração ainda maior no ramo Auto
Estudo realizado pela Fenacor sobre o desempenho do mercado de seguros por estados e/ou regiões indica que, no acumulado até julho, comparado ao mesmo período do ano passado, houve redução acentuada da receita de prêmios na carteira de automóveis (sem o seguro DPVAT) principalmente no Nordeste (-13%) e Norte (11%).
O resultado foi atribuído aos efeitos da pandemia, especialmente nos estados onde é menor o poder aquisitivo das pessoas.
Em termos nacionais, o percentual de queda ficou bem abaixo (-5%) em razão do desempenho da Região Sudeste, onde a receita caiu “apenas” 2%. Além disso, em São Paulo, que gera praticamente a metade da receita nacional no ramo, a arrecadação permaneceu estável.
O estudo aponta ainda que, no Sul, a queda foi de 6% e no Centro-Oeste, de 10%.
Com isso, o mercado ficou ainda mais concentrado entre os dois períodos comparados, com a fatia referente ao Sudeste na receita global apurada no ramo subindo de 58% para 60% e as do Nordeste e Centro-Oeste caindo de 11% para 10% e de 8% para 7%, respectivamente.
O Sul também perdeu participação no bolo, com queda de 21% para 20% e o Norte manteve sua fatia em 2%.
Em termos percentuais, os cinco estados com as maiores quedas na receita de prêmios no ramo auto foram: Roraima (35%), Acre (32%), Amapá e Piauí (23%) e Maranhão (20%).
As menores retrações foram registradas em Santa Catarina (3%), Paraná e Goiás (5%) e Minas Gerais (6%).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>