Marketing estratégico pode garantir a sobrevivência do pequeno negócio durante e depois da pandemia
Especialista relaciona cinco ações para serem colocadas em prática de imediato
Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um total de 716,4 mil empresas fecharam as portas em definitivo na pandemia até a primeira quinzena de junho de 2020. Outros dados levantados pelo IBGE, mostram que as pequenas empresas, com até 49 funcionários, representaram 99,8% dos negócios encerrados; as médias, 0,2%.
Essas estatísticas são indicativos de que as pequenas empresas terão de profissionalizar sua gestão e desenvolver seu marketing (especialmente digital) se desejarem sobreviver durante e depois da pandemia. “O papel do Marketing [estratégico] é gerar clientes dispostos a comprar. Isso implica em fazer do negócio não apenas visível e disponível, mas também mais desejável, útil e agradável do que seus concorrentes e substitutos”, destaca Frederico Burlamaqui, líder da marketingestrategia.com.br .
A seguir, Burlamaqui relaciona cinco ações estratégicas imprescindíveis para a sobrevivência do pequeno negócio durante e depois da pandemia que precisam ser colocadas em prática de imediato.
1 - Adequação Digital básica
Estruturar processos enxutos de Marketing Digital, visando maior alcance de sua comunicação e venda dentro do seu nicho de mercado e comunidade. Implantar no mínimo um site básico com qualidade (alinhado com a expertise da empresa e o momento digital da sociedade) e redes sociais, porém de uma forma eficaz - adotando processos inteligentes como SEO, SEM, funil de vendas, Jornada digital de compra, atendimento 4.0, etc.
2 - Posicionamento de Marca
O ponto do negócio bem localizado e a disponibilidade constante já não bastam. A Marca precisa de um posicionamento bastante claro. Que “dor” do consumidor ela cura e porque ela cura melhor que seus concorrentes e equivalentes, pela perspectiva do consumidor.
3 - Design.
Desdobrar o Posicionamento de Marca em uma identidade visual pertinente, coerente e persuasiva para atingir e fidelizar o perfil de consumidor desejado. Que seja reflexo daquilo que a empresa é no seu melhor.
4 - Atendimento 4.0
Além do ótimo atendimento no ponto de venda, agora esse mesmo atendimento precisa ser desdobrado digitalmente. A empresa precisa responder rapidamente e de forma encantadora em todos os novos canais de contato - site, e-mail, Google Places, Mídias Sociais, WhatsApp, entre outros que forem utilizados.
5 - Experiência Omnichannel
A experiência positiva que o cliente tem na sua loja, ele precisa ter em todos os pontos de contato com sua Marca. Sejam eles físicos ou digitais. Independentemente de como o cliente faça contato ou interaja com sua empresa, ele precisa sentir-se tão bem como se sentiria falando diretamente com você.
Sobre Frederico Burlamaqui
Frederico Burlamaqui (@fredburlamaqui) atua há 20 anos nas áreas de marketing e estratégia e nesse período ajudou diversas empresas a construírem Marcas Líderes, que geram maiores lucros e conquistam clientes. Tem se destacado em sua trajetória profissional e, em especial, neste momento de COVID-19, como mentor em marcas, gestão, negócios e vendas.
A consultoria marketingestrategia.com.br liderada por Burlamaqui é campeã em recomendações na região Sul do Brasil, de acordo com o Google Places.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>