Como equilibrar as contas em casa durante o período de home office?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Jéssica Almassi
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Durante este período marcado pela pandemia da Covid-19 e crise econômica, muitas pessoas foram demitidas do emprego ou passaram a trabalhar no sistema de home office, que proporciona maior conforto. Porém, parte do custo que o empresário tinha para manter o funcionário dentro da empresa agora se inverte e passa para o colaborador.
Com isso, o maior tempo que o funcionário passa trabalhando em casa pode aumentar os gastos relativos à energia elétrica, internet, telefone e alimentação. "As principais despesas das pessoas inverteram-se. As de mercado estão aumentando, enquanto de combustível e transporte estão caindo, sendo necessário entender primeiramente o que passou a se consumir mais neste período", explica Augusto Santa Catharina, assessor de investimentos da Messem Investimentos.
Segundo ele, é necessário ser mais analítico neste momento, para entender quais despesas passaram a representar mais no orçamento. "Com a maioria dos lugares fechados em razão da quarentena, os momentos de lazer tendem a acontecer na maior parte dentro de casa. A dica é você trocar um custo fixo muito alto por um menor, como migrar de uma assinatura de TV a cabo para um serviço de streaming, por exemplo".
O importante durante o home office, de acordo com Santa Catharina, é pensar em como ser mais produtivo com um custo menor, principalmente tentando renegociar preços, como de internet e telefone, já que houve uma redução no custo externo de deslocamento. "Quanto mais previsível o orçamento, melhor", pontua.
Além disso, o especialista destaca a importância de que haja uma reserva emergencial. "O formato de trabalho é que irá definir como será guardado o dinheiro. Para o trabalhador autônomo, a dica é pensar em 12 meses de reserva; para um funcionário público ou da iniciativa privada, que tenha mais previsibilidade, já é possível pensar em seis meses", recomenda.
Santa Catharina também alertou ser necessário, neste momento, que as famílias avaliem todo produto ou bem que estejam gerando custos, mesmo parados e não utilizados, como o automóvel, com despesas como seguro e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Sobre a Messem Investimentos
Criada em 2007, em Caxias do Sul (RS), a empresa é, hoje, o maior escritório de investimentos do Brasil, com 15 mil clientes e mais de sete bilhões de reais sob sua administração. É o único premiado por três vezes, pela própria XP Investimentos, reiterando o título de melhor escritório de investimentos do país. Detentora do selo Great Place to Work, a Messem conta com mais de 120 assessores, atendendo nas unidades Messem de Caxias do Sul, São Paulo, Porto Alegre e Brasília.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Cibersegurança e os cuidados no home office
- Home office tem limite? O trabalho à distância como diferencial competitivo para as empresas
- Home-office e jornada híbrida oferecem vantagens para empresas e trabalhadores
- Empresas investem no ponto digital para otimizar o trabalho home office
- Home office alivia o peso da alta do combustível
- Publicada MP que permite trabalho híbrido e por produção no home office
- Home office não influencia na decisão por vaga de emprego
- Home office: ferramentas auxiliam empresas a se adaptarem
- Home office foi realidade para poucos brasileiros
- De volta ao home office: empresas devem estar atentas aos riscos relacionados a falhas de segurança cibernética
- Especialista alerta sobre os cuidados em relação à adoção de postura adequada no ambiente do home office
- Home office e Covid-19: como manter uma comunicação estreita entre empresa e funcionários?