Marketing de influência muda durante pandemia
Dados indicam oportunidade econômica para as marcas, com queda de 41,9% no uso de hashtags como #ad e #publi pelos influenciadores brasileiros e usuários mais interessados por conteúdos da vida real
A Socialbakers , líder global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, divulga um novo relatório sobre as tendências no bilionário mercado de publicidade nas redes sociais. O estudo detalha o impacto da COVID-19 no marketing de influência e as mudanças na publicidade paga em todo o mundo. O levantamento revela um aumento no envolvimento do público com influenciadores que publicam conteúdos considerados mais humanos, em oposição a conteúdo aspiracional ou com excesso de curadoria.
Em uma mudança que provavelmente está ligada à pandemia mundial e a redução nos investimentos de marcas e empresas, o número de influenciadores que usam #ad e outras hashtags relacionadas diminuiu significativamente em 2020. Em março, 11.341 influenciadores do Instagram usaram a hashtag #ad (ou suas versões ao redor do mundo como #publi, no Brasil), o número mais baixo desde agosto de 2019. No primeiro trimestre de 2020, os principais influenciadores foram propensos a serem mais naturais e autênticos com foco em situações do mundo real.
"No momento, os influenciadores com melhor desempenho têm maior probabilidade de serem autênticos influenciadores do 'cotidiano'", disse Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers. "Os dados indicam que o público tem procurado e se envolvido com conteúdo mais relacionável e da vida real, em vez de postagens aspiracionais e bem cuidadas - talvez porque elas oferecem a sensação de que 'estamos todos juntos nisso'".
No Brasil, 3.640 postagens de influenciadores usaram hashtags como #ad e #publi por aqui, uma queda de 41,9% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 6% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O estudo revela ainda um aumento significativo no tempo em que as pessoas ficam conectadas durante a pandemia global, bem como uma queda no custo de anúncios nas redes sociais, criando uma grande oportunidade para marcas expandirem seu alcance online e engajarem um público maior durante a pandemia
"As pessoas estão gastando mais tempo nas redes sociais durante a pandemia e elas querem saber e sentir que suas marcas preferidas estão se envolvendo para ajudar nesse período de crise", afirma Yuval.
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.
Sobre a Socialbakers
Fundada em 2008, na República Tcheca, a Socialbakers é líder global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, Instagram, Pinterest e Google+), fornecendo relatórios detalhados, mapeamento de tendências e benchmarking para mais de 3.000 clientes, mais de 200 deles no Brasil. A partir do maior banco de dados do mundo no segmento e de recursos exclusivos de Inteligência Artificial, a Socialbakers ajuda marcas de todos os tamanhos a garantirem que o seu investimento em mídias sociais forneça resultados de negócios mensuráveis. Com clientes em mais de 100 países, a Socialbakers é Facebook Marketing Partner desde 2011, Pinterest Marketing Partner e LinkedIn Marketing Partner. A Socialbakers foi eleita em 2018, de acordo com a revista Inc., uma das empresas privadas de mais rápido crescimento da Europa. Para mais informações, acesse: http://www.socialbakers.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>