Mercado segurador de Santa Catarina ainda não sentiu os impactos do coronavírus
Presidente do Sindseg-SC, Waldecyr Schilling, ilustrou a realidade do Estado de Santa Catarina e apontou muitas oportunidades para o mercado de seguros. “Em 2019, o Estado vinha com um forte crescimento, se tonou a 6ª maior economia do país e com uma economia bem diversificada, com destaque para o setor de serviços, mas que, porém, foi bastante afetado pela pandemia”.
Segundo Schilling, a região Sul tem uma participação de 17,5% no mercado segurador brasileiro, sendo que o market share de Santa Catarina é de 4,2%. “No primeiro trimestre deste ano, Santa Catarina bateu recorde de arrecadação. Foram R$ 2,6 milhões em prêmios e um crescimento de 8,4%. O impacto do coronavírus não refletiu no primeiro trimestre, mas esperamos por uma queda no mês de maio”.
Os destaques no primeiro trimestre em Santa Catarina foram para as carteiras de Responsabilidade Civil, com crescimento de 56%, garantia estendida, 44%, e seguro rural, 18,7%. Já a carteira de automóvel teve uma queda de 2,9%. “No Estado, seguros de pessoas correspondem a cerca de 60% do mercado segurador e danos de responsabilidade, por 30% da arrecadação”.
Para o pós-pandemia, Schilling falou sobre oportunidades, durante a webinar da CNseg, que teve também as participações dos presidentes dos sindicatos das seguradoras do RJ/ES, PR/MS e RS. “Há oportunidades em vários ramos, como no residencial, todos estão em home office e nós temos recebido muitos questionamentos sobre o produto. No rural, pela força do agronegócio em Santa Catarina e no cyber risk, o Brasil é o país preferido dos hackers”.
Ele também comentou que as seguradoras se mostraram preparadas para lidarem com a nova realidade imposta pelo coronavírus. “Elas já vinham em um processo de evolução, com atendimento remoto e instrumentos digitais para chegar ao consumidor. O novo consumidor é mais informado, mais exigente e mais conectado. O corretor tem boas oportunidades, o papel dele será fundamental, mas claro, atendendo as necessidades dos clientes. O momento é de nos transformarmos em melhores profissionais”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>