Validity lista 10 dicas essenciais para o email marketing ter sucesso no Dia dos Namorados
Elaboração de campanhas atraentes, verificação de resultados anteriores e a constante atualização da lista de contato de clientes estão entre as ações para uma campanha mais assertiva
No próximo dia 12 de junho é comemorada uma das principais datas para o comércio no Brasil: o Dia dos Namorados. E, para ajudar empresas e profissionais da área digital a terem sucesso no direcionamento de suas mensagens, via email marketing, nesta data, a Validity, fornecedora de soluções de e-mail, líderes do setor - Return Path, BriteVerify e 250ok - com base na análise dos dados computados em suas operações, compilou 10 dicas para garantir que as correspondências eletrônicas sejam assertivas, eficazes e rentáveis.
Guy Hanson, vice-presidente internacional de engajamento de clientes da Validity, destaca que datas comemorativas, como Natal, Black Friday, Dias Mães e, também, o Dia dos Namorados, já se consolidaram como períodos fundamentais para as vendas de lojas físicas e online. "Por este motivo, utilizar procedimentos que assegurem a entrega dos emails marketing aos clientes passa a ser fundamental para garantir a rentabilidade neste período sazonal", explica.
Validity: 10 dicas para desenvolver uma campanha de email marketing bem-sucedida.
1. Pense como um provedor de serviços de e-mail. Mesmo que uma estratégia de marketing seja perfeita, você deve verificar os requisitos dos fornecedores para garantir a entrega da mensagem. Esses provedores tendem a ter processos de filtragem, cada vez mais complexos, especialmente, a partir dos novos regulamentos de proteção de dados.
2. Monitore a reputação. A pontuação do remetente é um dos obstáculos de filtragem dos provedores, portanto, você precisa garantir uma boa reputação para garantir a credibilidade de sua marca, e aumentar as suas chances de ser entregue na caixa de entrada.
3. Limpe os bancos de dados. Um dos problemas com os quais você precisa lidar, ao enviar um e-mail, é o número de endereços errados ou inativos, spam traps e usuários desconhecidos que levam não apenas ao enfraquecimento da campanha, mas, também, da reputação de sua marca como remetente.
4. Verifique a evolução das taxas negativas. A taxa de reclamação, a exclusão de um e-mail antes da abertura ou a exibição de spam afetam, negativamente, o desempenho de uma campanha. As equipes de marketing precisam acompanhar, monitorar e fazer os ajustes necessários para reagir a tempo.
5. Escolha um assunto atraente. Uma vez entregue, o principal desafio do e-mail é atrair a atenção do consumidor. Algumas práticas recomendadas, para que a descrição do assunto seja eficaz, incluem ser breve, evitar letras maiúsculas, pontos de exclamação e, acima de tudo, eliminar frases comuns, típicas de spam.
6. Propor uma oferta ultra personalizada. Nos últimos anos, a personalização dos e-mails tem aumentado e o consumidor se acostumou a ela. Agora, chegou a era da ultra personalização, em que há uma única oferta, ao invés de uma por segmento. As tecnologias de inteligência artificial e machine learning permitem que elas funcionem, antecipando necessidades e chegando às caixas de entrada quando os consumidores estiverem pensando em em fazer uma compra.
7. Desenvolva conteúdo dinâmico. O envolvimento do assinante com a marca também tem a ver com entretenimento. Embora os GIFs já estejam bem estabelecidos nessas estratégias, o Dia dos Namorados é uma oportunidade para dar um passo adiante, por exemplo, integrando contagem regressiva para o lançamento de uma oferta especial ou permitindo que o assinante faça uma compra, diretamente via e-mail sem a necessidade de ser direcionado ao site.
8. Envolva o assinante criando suspense. Nos momentos de compras, é ideal surpreender os assinantes com ofertas especiais que as marcas precisam destacar. Por esse motivo, o suspense é, frequentemente, usado para oferecer o presente favorito do consumidor: promoção.
9. Ofereça inspiração. Muitas vezes, o usuário não sabe o que dar e procura ideias em diferentes mídias. Essa falta de inspiração representa uma oportunidade para as marcas criarem campanhas dedicadas a ajudar os consumidores a escolher um presente, e esse tipo de estratégia não apenas impulsiona os negócios da empresa, como, também, fortalece o relacionamento com seus assinantes.
10. Forneça alternativas para a saturação. O volume de e-mails recebidos também pode fazer com que você perca ofertas que possam interessar mais tarde. Para evitar isso, as marcas podem integrar uma seção no corpo do e-mail, onde o assinante pode optar por ser contatado, novamente, depois de um tempo. Dessa forma, o consumidor confirma seu interesse e a marca pode personalizar remessas futuras.
Embora a maioria das empresas possa ficar tentada a criar uma campanha, a melhor maneira de fazer isso é planejá-la, desde o início, com a verificação dos resultados obtidos em anos anteriores. Ao constatar onde as equipes de marketing foram bem-sucedidas - ou falharam - a empresa pode identificar, mais facilmente, quais problemas potenciais podem surgir e afetar o retorno do investimento (ROI).
Sobre a Validity
As empresas funcionam melhor e crescem mais rapidamente com dados confiáveis. Dezenas de milhares de organizações confiam nas soluções Validity - incluindo DemandTools, BriteVerify, Trust Assessments, Return Path, 250ok e AppBuddy - para gerenciar os dados de seus clientes de maneira eficaz. Equipes de marketing, vendas e customer success de todo o mundo confiam nas soluções da Validity para ajudá-las a criar campanhas mais inteligentes, gerar leads, obter resposta e aumentar a receita. Para obter mais informações, visite o site validity.com e conecte-se conosco no, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>