Conheça 7 líderes mulheres que fazem a diferença no mercado brasileiro
Celebrado em 30 de abril no Brasil, o Dia Nacional da Mulher reforça a presença feminina no cenário empreendedor e de liderança no país. É cada vez mais comum encontrarmos mulheres no comando de empresas em diversos modelos de negócios e um deles são as startups que vêm crescendo ano após ano.
Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em 2019, pouco mais de 15% dos mais de 12 mil negócios foram fundados por mulheres. Mas a balança está pendendo, aos poucos, para o lado feminino da força. Ganhando cada vez mais espaço no ecossistema nacional, as mulheres decidiram colocar a mão na massa e criar soluções de tecnologias que pudessem melhorar um sistema ou até mesmo o seu mercado de atuação.
Assim, elas têm influenciado positivamente aquelas que têm planos de comandar ou criar a própria empresa. Em consequência, no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, houve um crescimento de quase 50% no número de mulheres empreendedoras participantes entre 2018 e 2019.
Abaixo listamos alguns exemplos de mulheres que, com maestria e equilíbrio, levam o toque feminino para a gestão e inovação, se destacando em seu mercado de atuação:
Milene Rosenthal, co-fundadora da Telavita - Formada em psicologia com especialização em Terapia Cognitiva, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos, e duas certificações como Cybercounsellor pela Universidade de Toronto. Fundou em 2010 a primeira plataforma de atendimento psicológico online no Brasil, se tornando uma das pioneiras nesse segmento. Em 2014 ganhou o prêmio Mulheres de Negócio do SEBRAE, em 1º lugar. Participou das reuniões para a revisão da Resolução 12/2005 e 11/2012 no CRP-SP que tratam sobre atendimento psicológico a distância. Atualmente é Co-fundadora da Telavita, marketplace de saúde digital que conecta os médicos com seus pacientes.
Claudia Cassini, Gerente de marketing e vendas da Incentivar.io - Publicitária com mais de 15 anos de atuação nas principais agências de publicidade do Brasil (McCann Erickson e Africa). Em 2014, mergulhou no mercado de incentivo e ajudou a construir muitos dos cases de sucesso do mercado, como o da Coca-Cola Femsa, Nestlé, entre outros.Atualmente é gerente executiva de marketing e vendas da Incentivar.io, primeiro software de incentivo da América Latina.
Veronicah Sella e Natiele Krassmann são fundadoras da Criamigos - Graduadas em administração pela UPF e PUC, respectivamente, ambas sempre tiveram grande envolvimento com dirigentes lojistas do Rio Grande do Sul, participando de missões empresariais por países como EUA, China e outros. Veronicah teve experiência como franqueada da Empório Essenzaa e foi sócia da Feira Festejar Gramado, enquanto Natiele atuou como empresária no ramo da moda, até que ambas viram uma oportunidade de negócios e, depois de muita pesquisa, abriram um conceito inédito no Brasil: confecção de pelúcias personalizadas. Com atuais dezenove lojas em operação, a rede de franquias já ajudou a criar mais de 12 mil pelúcias, faturando mais de R$ 10 milhões em 2019.
Juliana Argente Siqueira, gerente da área financeira da Docket - Formada em contabilidade pela Fecap, Juliana já trabalhou na área de turismo, organização de eventos e em grandes empresas como PwC e Deloitte Brasil. Atualmente, ela se sente realizada trabalhando com os "seus números" na Docket.
Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox - Formada em publicidade e propaganda, a Tatiana fundou a empresa com o propósito de tornar a sinceridade padrão no e-commerce, garantindo transparência e transmitindo confiança dos lojistas para os consumidores. O segmento de e-commerce sempre foi dominado por homens e essa foi uma das principais dificuldades enfrentadas por ela, principalmente quando precisava falar com investidores ou fazer algum tipo de negociação. Mas, ela enfrentou essas barreiras e foi em busca de mostrar para os profissionais da área que tem conhecimento e propriedade sobre aquilo que está sendo dito.
Mônica Hauck, co-fundadora da Sólides - Graduada e pós-graduada pela UFMG e FGV, com MBA em Gestão Empresarial e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. A empreendedora desenvolveu a ferramenta Profiler e, como referência em Gestão Comportamental, atualmente ministra palestras e cursos por todo Brasil. Também é vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia.
Nathália Sbardelotto Secco, CEO e co-fundadora da Orchestra Innovation Center Com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Liderança Executiva, Tecnologia e Inovação na Universidade de Stanford, no Vale do Silício (Califórnia), Nathália iniciou sua carreira aos 25 anos na área de inovação no agronegócio e produção agrícola na Fertiverde - empresa da família com 35 anos de mercado no agronegócio do sudoeste goiano. Aos 28 anos, criou o braço de inovação da empresa para o desenvolvimento de novos negócios, por meio do design thinking e de metodologias ágeis, dando origem à spin off Orchestra.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>