Como manter a produtividade empresarial em tempos de home office
Modelo tem sido adotado para conter propagação do coronavirus. Preocupação das empresas é não cair com os resultados na fase de adaptação à nova rotina
O home office é considerado uma tendência mundial e sua prática vem crescendo consideravelmente no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa em 2018, um crescimento de 21,1% em relação ao ano anterior. Com a pandemia do Covid-19, muitas empresas necessitaram optar por esse modelo de trabalho pela primeira vez, como alternativa para conter a propagação do novo vírus.
No home office, o funcionário exerce as suas atividades dentro de casa, se comunicando com a empresa por meio de plataformas digitais. Mas, entre o período de desmobilização da equipe e a adaptação para a nova realidade, uma preocupação comum entre empresários é a perda de produtividade e qualidade na entrega dos serviços. Principalmente entre as companhias de grande porte, perguntas sobre como controlar uma equipe dispersa e manter os funcionários alinhados com as diretrizes empresariais, são comuns.
No Ferreira e Chagas, um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, o home office foi adotado para os 1500 colaboradores em um tempo hábil de 5 dias. Logo no início das divulgações sobre os casos de coronavirus, a empresa determinou medidas imediatas de contingência e prevenção adotadas desde o dia 16 de março. Com o novo modelo de trabalho, uma pesquisa interna mostrou que a produtividade se manteve inalterada, com resultados expressivos nos acordos diários fechados e nos acionamentos da equipe de recuperação de crédito.
“Fizemos um mapeamento tempestivo das necessidades de estrutura nas residências de cada um dos nossos colaboradores e para aqueles que necessitaram, emprestamos computadores. Também fornecemos softphones para as ligações diárias aos clientes, criamos grupos de whatsapp por área, com o intuito de trocarmos informações e mensagens de motivação. Focamos todos os nossos esforços em dois pilares principais, o de respeito à vida e eficiência no trabalho”, explica o diretor Executivo Operacional, Marcelo Nespoli.
Dicas sobre como manter a produtividade
A analista de crédito Lorena Cristina Ribeiro acredita que o mais importante para o empregado que está iniciando no home office seja manter uma rotina diária parecida com a do ambiente empresarial. “Manter a concentração, não ligar televisão e rádio na hora do expediente, trocar de roupa para começar o dia são algumas dicas. Acho importante manter contato diário com os gestores e demais funcionários, para entendendo que todos estão compartilhando da mesma situação, das mesmas preocupações. E mostrar que continuamos tendo resultados contribui muito para a motivação”, conclui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>