6 dicas para se adaptar com mais facilidade ao home office
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ana Carolina Teixeira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Para auxiliar a rotina dos profissionais que precisaram adotar de um dia para o outro o sistema em meio à crise do Covid-19, nosso experiente time sintetizou dicas importantes
Uma das premissas inovadoras da Engaje! Comunicação ao ser lançada, em 2011, foi a adoção do sistema home office. Hoje, temos um time bem adaptado, que aprende diariamente sobre os desafios desse modelo de trabalho, ainda considerado novo por muitas pessoas e empresas.
A tendência, no entanto, é que haja cada vez maior aderência das empresas ao novo modelo. De acordo com um levantamento de 2018, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa, o chamado home office, ou seja, o maior contingente de pessoas nesta condição de trabalho já registrado. Isso representa 5,2% do total de trabalhadores ocupados no país (com exceção de empregados no setor público e os trabalhadores domésticos), uma alta de 44,4% em relação à contagem realizada em 2012, quando teve início a série histórica da pesquisa.
Sendo assim, aos que de repente foram remanejados para desenvolver seus trabalhos de casa e aos que irão passar a trabalhar de casa, num futuro próximo, quando mais empresas começarem a aderir, nossa sugestão é começar com calma e otimismo.
- Foque nos benefícios. Pense no fim do tempo perdido com deslocamento (meios de transporte lotados, trânsito, etc.), além das vantagens de estar próximo à família e no conforto do lar.
- Estipule o horário que estará dedicado e disponível ao trabalho, como já fazia antes, e procure se concentrar nele durante este período. Entenda qual seu nível de concentração sozinho e, se necessário, aja para restringir o que podem ser distrações irresistíveis (desde as redes sociais até um simples e-mail). Cada profissional encontra o formato mais indicado para seu perfil e tipo de trabalho. Lembre-se que todo equipamento e aplicativo sempre tem um botão liga-desliga.
- Adapte um cômodo da casa em que possa se preservar de barulhos, intervenções de familiares e animais, durante o horário que estipulou para trabalhar.
- Comunique às pessoas com quem divide seu lar sobre suas necessidades e definições. Seja claro e gentil. Informadas corretamente, se empenharão em ajudar, inclusive, as crianças. Acrescente também um bilhete na porta do local, que separa você dos demais ambientes, com o seu horário de trabalho, pedido de silêncio e de evitar interrupções para ajudar a todos a se lembrarem desse novo hábito que terão que adquirir em conjunto.
- Faça um intervalo rápido, de 10 minutos, entre o início do trabalho e o almoço, e outro na parte da tarde. Saia do ambiente, tome um chá/café/água, se alimente com algo saudável e socialize com outros moradores com quem divide a casa ou com seus amigos por telefone ou whatsapp, caso more sozinho. Essa quebra é importante para resgatar as energias e minimizar a sensação de isolamento por longos períodos, especialmente, no começo dessa significativa mudança.
- Estabeleça um canal de contato corriqueiro com sua equipe (chefes, colegas, subordinados, fornecedores etc.) e o use sem moderação. Os aplicativos de mensagens e chamadas, como o WhatsApp, são uma ótima opção. Lembre-se que trabalhar remotamente não é trabalhar sozinho, e que os contatos devem ser tão ou mais frequentes do que num escritório.
O sistema home office traz consigo muitos benefícios aos profissionais, mas também desafios. Há pessoas que sonham com ele, outras que preferem estar no modelo convencional. Alguns se adaptam bem e outros não. Isso não faz de ninguém melhor ou pior profissional. São apenas os diferentes perfis de ser humano, por isso, escolhemos também diferentes profissões que mais se ajustam a cada tipo de pessoa.
No entanto, neste momento que vivemos, devemos lembrar que temos uma enorme capacidade de adaptação a diversas situações e, por isso, conseguiremos trabalhar de casa sem abalar a qualidade das nossas entregas.
Conte com nosso experiente time para trocar ideias, se precisar. Será sempre um prazer contribuir passarmos juntos e da forma mais leve possível por esse desafio que enfrentamos agora. Nossas redes sociais estão à disposição.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Cibersegurança e os cuidados no home office
- Home office tem limite? O trabalho à distância como diferencial competitivo para as empresas
- Home-office e jornada híbrida oferecem vantagens para empresas e trabalhadores
- Empresas investem no ponto digital para otimizar o trabalho home office
- Home office alivia o peso da alta do combustível
- Publicada MP que permite trabalho híbrido e por produção no home office
- Home office não influencia na decisão por vaga de emprego
- Home office: ferramentas auxiliam empresas a se adaptarem
- Home office foi realidade para poucos brasileiros
- De volta ao home office: empresas devem estar atentas aos riscos relacionados a falhas de segurança cibernética
- Especialista alerta sobre os cuidados em relação à adoção de postura adequada no ambiente do home office
- Home office e Covid-19: como manter uma comunicação estreita entre empresa e funcionários?