Do pedal ao empreendedorismo
Ciclismo teve papel fundamental para a criação da We Nutz, de comida saudável
A dentista Isabelle Holanda fez pedalando o caminho que a levou de sua carreira na Odontologia ao empreendedorismo. Mais do que uma figura de linguagem, o ciclismo teve sim papel fundamental nos acontecimentos que culminaram com a criação da We Nutz, empresa de alimentação saudável, por Isabelle e sua amiga Clarissa Rodrigues.
Foi, entretanto, um evento triste que acabou por colocá-la nessa trilha. Em setembro de 2017, Isabelle ficou grávida, mas por obra do destino, cinco meses depois, perdeu o bebê e entrou em uma fase muito difícil. Passou, então, a repensar vários aspectos de sua carreira e seu estilo de vida. “Percebi que toda a correria e preocupação que até então vivia não estavam satisfazendo a minha essência. Eu havia perdido o equilíbrio”, conta.
“Estava com muita dificuldade de sair dessa fase ruim”, acrescenta. Nessa época, o marido, Davi, que já pedalava, a incentivou a também praticar o esporte e lhe deu uma bicicleta. Era o empurrão que faltava: ela entrou para um grupo de ciclismo para mulheres chamado Lulufive. Isabelle diz que foi a melhor coisa que fez na vida. “Foi um processo incrível de transformação. Passei a conviver com muitas mulheres fortes e, por meio do esporte, comecei a me empoderar.”
Em busca de maior equilíbrio na vida, se dedicou mais à bike e ao próprio bem-estar. Nesse movimento, passou a se interessar por comidas saudáveis e passou a ir com frequência ao restaurante de alimentação saudável de Clarissa. “Por força do destino, nessa época, ela precisou vender o negócio. Foi quando começamos a conversar sobre a possibilidade do que poderíamos fazer juntas. Trocamos ideias a respeito de alimentos saudáveis e, depois da venda, começamos de fato a bolar o que poderíamos fazer”, diz Isabelle.
Os acontecimentos vividos pelas duas apontavam na direção de um empreendimento que envolvesse bem-estar e uma vida sadia. A opção foi por alimentação saudável. Na cozinha de Clarissa, começaram a criar produtos em linha com essa ideia. E Isabelle passou a levar os snacks para as participantes do grupo de ciclismo.
A reação favorável das companheiras de pedal fez com que as empreendedoras decidissem “queimar os carvões”, como dizem os amantes do ciclismo, e passar para a fase que chamaram de Family & Friends -- que nada mais era do que um período de produto mínimo viável (MVP). Foram seis meses, em 2018, fazendo testes com as meninas do pelotão. “Elas nos davam todo o feedback, o que estava bom, o que poderia melhorar.”
Vencidas as “provas de obstáculos” e depois de muitas leituras sobre administração e empreendedorismo, em janeiro de 2019, a We Nutz surgiu oficialmente. Com foco na experiência do consumidor, tem o objetivo de prover um estilo de vida mais sadio e equilibrado por meio de alimentação natural, saudável e prática, de acordo com Isabelle.
Mudança de cultura
Desde o início, contam as empreendedoras, a ideia foi sair do convencional, sem ditar como as pessoas deveriam se alimentar. “O propósito é contribuir de forma significativa para mudanças de cultura e adesão cada vez maior das pessoas ao universo saudável, porém sempre através do equilíbrio, sem neuras ou extremismos”, afirma Isabelle. É por tudo isso que elas não falam em produtos para dieta, mas em opções saudáveis.
As três linhas principais dos snacks da empresa são barras de frutas e nuts, chocolates saudáveis e pastas (amendoim, castanha, amêndoas), além de uma opção vegana. São produtos considerados superfoods -- alimentos que em pequenas porções oferecem alta densidade nutritiva e benefícios ao organismo. Não contêm açúcar refinado, são naturais e sem conservantes.
A We Nutz, cuja produção ainda se firma no modelo convencional, não industrial, adota um modelo de negócios enxuto e baseado na cultura do lean startup, sendo formada por uma equipe de 11 pessoas, incluindo sócios, funcionários, parceiros e consultores.
Com apenas um ano de atividade oficial, os resultados mostram o acerto do empreendimento de Clarisse e Isabelle: em outubro, a We Nutz passou por uma primeira rodada de investimento. “Fechamos 2019 com mais de 60 pontos de venda e fisicamente em 7 Estados. Com nossa estratégia direct to consumer, alcançamos pelo menos 13 Estados. Lançamos vários produtos novos, fizemos ações sociais, participamos de eventos legais e fechamos várias parcerias com empresas renomadas do mercado”, conta Isabelle.
As sócias, agora, esperam consolidar ainda mais a marca e cultura da empresa, além de expandir a atuação para todos os Estados brasileiros. Elas contam que há propostas de internacionalização batendo à porta.
Sobre We Nutz
A We Nutz é uma empresa criada por mulheres empreendedoras, com foco na experiência do consumidor, que tem a preocupação em prover um lifestyle mais saudável e equilibrado, por meio de alimentação natural, saudável e prática. A ideia da marca, lançada em janeiro de 2019, é transformar as formas como o brasileiro se alimenta, participando do dia a dia dele e oferecendo qualidade de vida e bem-estar sem neuras. A empresa está em crescimento acelerado, já tendo recebido uma rodada de investimento em outubro de 2019.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>