Líderes e Empresas Devem Se Preparar Para a Transformação Digital
As empresas estão sob pressão para digitalizar a experiência dos seus clientes, mas existem diversas considerações que os líderes do negócio precisam levar em conta antes de começar o processo, afirmam especialistas da Hays – líder mundial de recrutamento.
A transformação digital se tornou essencial para o sucesso do negócio. Entretanto, o processo é extremamente complexo e as organizações devem garantir que, juntamente com seus colaboradores, todos estejam mais bem preparados.
O COO da Hays, Dirk Hahn, explica: "Seja usando a análise preditiva para prever comportamentos ou implementando chatbots orientados pela inteligência artificial para oferecer um serviço que é eficiente e no mesmo nível que dos concorrentes, o líder de negócio precisa implementar uma mudança. Mas isso não é tão simples: é uma grande reformulação dos processos do negócio que exige que a liderança invista seu foco, tempo, orçamento e recursos humanos para fornecer ao usuário uma experiência que possa competir na era digital".
O papel do líder na transformação passa a ser mais estratégico para atender as necessidades da organização e do mercado. Existe a consciência do impacto da inovação nas atividades, mas muitas vezes falta preparação para gerir as mudanças necessárias, o que exige que, antes de tudo, o líder esteja comprometido com este movimento e veja a transformação digital como uma oportunidade – e não como uma ameaça ou com indiferença.
"Inicialmente, a transformação digital requer uma mudança de pensamento e cultura. O líder precisa desenvolver capacidades e novas competências de forma estratégica para influenciar as pessoas e promover com sucesso a transformação", afirma Fernanda Siqueira, diretora da Hays Executive no Brasil.
Não tenha medo do fracasso
As empresas devem redefinir o conceito de fracasso e encorajar seus colaboradores a serem menos avessos aos riscos – já que muitas vezes são as próprias organizações que estão dispostas a assumir riscos que podem trazer inovação e sucesso ao negócio. Cometer erros e aprender com eles é essencial para o sucesso da digitalização da companhia.
Dirk alerta: "Não tenha medo de alterar os processos que não estão funcionando. Mas se a mudança não levar a uma melhora, o líder precisará estar pronto para repensar sua abordagem. Se você usar o conceito "segure firme, solte facilmente", você estará pronto para defender e testar suas ideias. Mas se você falhar, esteja pronto para aprender com seus erros e seguir em frente usando o que aprendeu nesse período".
Tenha a cultura certa de trabalho
Para a transformação digital ser um sucesso, as empresas precisam promover uma cultura organizacional aberta que encoraje a inovação, abrace a mudança digital, mas que também seja realista sobre o processo.
"Alinhar corretamente a cultura organizacional é essencial. O líder deve preparar sua equipe para lidar com a mudança e isso significa garantir que os colaboradores tenham uma compreensão que vai além do fato do processo ser "tranquilo" ou não. Se os colaboradores se sentirem parte do processo de transformação digital, eles entenderão desde o início que as coisas podem não ser perfeitas", explica Dirk.
Mantenha seu time informado
Os funcionários da empresa devem ser informados das mudanças que irão acontecer. Dirk aconselha que os colaboradores se tornarem parte do processo e para isso uma boa comunicação é fundamental.
"Para promover uma mudança com sucesso, as equipes devem ser informadas sempre. Você precisa mostrar a elas o que vai fazer, como vai fazer e por que está fazendo isso. Uma boa comunicação está no centro da entrega de um conjunto de alterações com foco no cliente, em que eles se tornam parte do processo de mudança. Além de obter insights novos e muitas vezes inesperados, você também ajudará a gerenciar as expectativas de maneira mais efetiva. A comunicação não é apenas de cima para baixo; é uma via de mão dupla e você precisa estar aberto a ideias (e perguntas) de todos os envolvidos no processo", diz.
Ele continua: "Ao envolver o colaborador em seu processo de mudança, você também está se abrindo para receber um conjunto das mais diversas opiniões, que são uma fonte poderosa de inovação. Construir a inclusão em sua transformação digital destaca novas oportunidades e nos ajuda a entender as necessidades de um público diversificado".
Encontre as habilidades certas para o trabalho
É improvável que uma organização já tenha todas as habilidades necessárias para realizar a transformação digital. As empresas talvez precisem procurar fora do seu próprio negócio para achar o talento que necessitam.
"As habilidades que você precisa para construir um negócio digital moderno provavelmente não estarão dentro da sua organização. Preencher a lacuna de habilidades significa contratar novos funcionários e construir uma lista de aptidões que podem ser desenvolvidas internamente e compartilhadas com a equipe. Mesmo com o novo time devidamente qualificado e uma combinação de programas e treinamentos internos e externos, construir uma equipe de especialistas em transformação digital levará algo que você não tem: tempo. Uma alternativa seria contratar um especialista externo para iniciar o processo enquanto você constrói sua equipe", afirma Dirk.
"A transformação digital requer agilidade e a habilidade de se recuperar após alguns tropeços no caminho – o que com certeza acontecerá. Os ginastas olímpicos não acertam na primeira vez e com as empresas não é diferente. Ao colocar em prática as novas habilidades que você adquiriu, sua empresa pode aprender e progredir com os erros para oferecer os serviços digitais que seus clientes e usuários exigem", finaliza ele.
Sobre a HAYS
Hays, a líder mundial em recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas.
A Hays plc (o "Grupo") é um grupo líder global de recrutamento profissional. O Grupo é especialista no recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas em todo o mundo, sendo líder de mercado no Reino Unido e Ásia-Pacífico, e um dos líderes de mercado na Europa Continental e na América Latina. O Grupo opera nos setores público e privado, atuando em posições permanentes, contratos e trabalhos temporários. Em 31 de dezembro de 2018, o Grupo totalizava 11.700 funcionários, trabalhando em 262 escritórios, em 33 mercados e mais de 20 especialidades.
Até o dia 30 de junho de 2018:
- o Grupo reportou receitas líquidas de £ 1,072 bilhões e lucro operacional (itens pré-excepcionais) de £ 243,4 milhões;
- o Grupo colocou cerca de 77.000 candidatos em empregos permanentes e cerca de 244.000 pessoas em trabalhos temporários;
- 19% das receitas líquidas do Grupo foram provenientes de Austrália e Nova Zelândia, 26% da Alemanha, 24% do Reino Unido e Irlanda e 31% do Resto do Mundo (RdM);
- as vagas temporárias representaram 58% das receitas líquidas e as vagas permanentes representaram 42% das receitas líquidas;
- a Hays opera nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Chile, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>