Consórcio SQF LUZ completa quatro anos de gestão completa na cidade de Santos
Número de bairros, praças e ruas que passaram por mudanças na iluminação já ultrapassa 80% do total
O setor de iluminação pública mundial está passando por um processo de transformação. O uso do LED e de tecnologias de telecomunicação estão transformando cidades, possibilitando uma economia considerável de energia elétrica, reduzindo custos de manutenção, além de outros benefícios sociais.
Diversas cidades brasileiras já aderiram a essa tendência e a cidade de Santos, no estado de São Paulo é uma delas. O município vem investindo em uma série de obras para modernização da rede de iluminação por toda a cidade. Desde o ano de 2015, o consórcio SQF LUZ faz a gestão completa do parque de iluminação e começou as atividades com uma grande demanda.
Com o objetivo de tornar as regiões públicas mais atrativas e seguras, nesses quatro anos de gestão, a cidade teve as luminárias renovadas. Dos 27.532 pontos de iluminação pública de Santos, a Prefeitura, através do Consórcio SQF LUZ, já modernizou 22.612, o que representa 82% do total. Até o momento já foi efetuada a modernização em 1445 logradouros, 134 praças e 1 estádio. Desse total, 1726 pontos receberam a nova iluminação em LED que proporciona, em média, 50% de economia no consumo de energia, mais conforto e melhor percepção visual devido à emissão de luz branca e boa reprodução de cores. Ela reduz os custos de manutenção em função da vida útil elevada e, consequentemente, gera menos interferência nas vias para manutenção, contribuindo para a mobilidade urbana da cidade e para a preservação do meio ambiente.
O trabalho não para
Mais obras importantes serão feitas até o fim desse semestre, na cidade de Santos. Uma delas é a Rua Dr. Carvalho de Mendonça que ganhará 98 pontos de luminárias LED e mais 281 pontos serão iluminados, nas ruas: Avenida Marechal Floriano Peixoto, rua Dr. Galeão Carvalhal, Rua Gov. Pedro de Toledo, Avenida Dr. Epitácio Pessoa, Avenida Rei Alberto e Avenida dos Bancários.
O investimento representa também uma economia importante para os cofres públicos. Segundo o estudo realizado pelo Banco Mundial, a iluminação pública representa mais de 4% do consumo total de energia do Brasil. O gasto com energia elétrica é o segundo item orçamentário de grande parte dos municípios brasileiros, superado apenas pelos gastos com folha de pagamento.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>