A Trajetória e Inspirações de José Pedro Vianna
"Quando compartilhamos algo com o coração, aquilo acaba repercutindo também no coração das pessoas". É nisso que acredita José Pedro Vianna Zereu, gestor administrativo no escritório de advocacia Agrifoglio Vianna e fundador da Escola das Emoções. Aos 40 anos, o empreendedor tem dedicado-se a propor a profissionais reflexões sobre equilíbrio emocional e autoconhecimento mesmo em meios corporativos.
Apesar de à primeira vista não parecer, José Pedro tem sua trajetória bastante ligada ao mercado segurador. Seu avô trabalhou durante toda vida em seguradora e sua mãe, Laura Agrifoglio Vianna, formada em Direito, abriu o escritório de advocacia especializado em direito securitário há 27 anos.
Administrador por formação, Pedro está envolvido com o escritório desde os 18 anos, mas destaca a importância do momento atual que tem vivido. "É um momento de florescimento. Estou participando mais e podendo contribuir agora com meu conhecimento indiretamente ao mercado segurador". E essa sua contribuição é diferenciada. Com uma trajetória diretamente ligada a formações em ioga e meditação, Pedro alia práticas profissionais a práticas holísticas. "As pessoas individuais e os coletivos precisam de equilíbrio emocional, e é isso o que eu tento trazer a partir da minha experiência".
Pensando nisso, José Pedro fundou a Escola das Emoções. Ele e a parceira neste trabalho, Camila Weinmann, fizeram pós graduação em psicologia e passaram a abordar as emoções sob uma perspectiva mais científica.
"As emoções são o caminho para chegarmos ao que precisamos. Não aprendemos no colégio como lidar com as nossas emoções. Aprendemos a escrever, a calcular, o funcionamento da nossa biologia, mas não sobre o que sentimos e para que estes sentimentos servem. Por isso, há uma dificuldade de nos conectarmos com nossas emoções e entendermos quais são as mensagens que elas trazem". A proposta da Escola é oportunizar espaços acolhedores para que as pessoas compartilhem suas emoções sem preconceitos, aprofundem-se nelas e, assim, desenvolvam autoconhecimento.
"É essencial termos momentos de pausa no dia a dia. Pode acontecer de entrarmos nessa rotina de só fazer e esquecer de ser. Por isso, é necessário às vezes parar, olhar, sentir o que está acontecendo e o que estamos precisando para, então, seguir do jeito correto", defende ele.
Ao longo de seus 40 anos, Pedro acumulou histórias - como sua viagens para a Índia - experiências e emoções. Mas foi com o nascimento da filha Joana, de três anos e meio, que descobriu a paixão que mais aflora seus sentimentos: ser pai. Emocionado, ao falar da filha fica sem palavras. "Ser pai é o entendimento do que é compaixão. É uma entrega sem esperar nada em troca, é a vontade de que alguém esteja bem o tempo todo. Tinha um mestre que dizia não poder falar com a mente algo que vai além da mente. Me parece que o amor está além de uma explicação em palavras".
Para o futuro José Pedro Vianna espera seguir adquirindo conhecimento, sempre propondo experiências que possam agregar à vida das pessoas. Seu próximo projeto profissional é a campanha "Respire Seguro". Com ela, seu objetivo é trazer as pessoas para uma respiração consciente, utilizando-se de técnicas simples. "A respiração está relacionada a todos os nossos estados emocionais. É um exercício simples, gratuito, todos fazemos isso o tempo inteiro. Basta sabermos aproveitar os benefícios de uma respiração consciente".
"Quando a gente compartilha algo com o coração, aquilo acaba repercutindo também no coração das pessoas. Minha expectativa é compartilhar cada vez mais aquilo que vibra o meu coração", completa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>