Os obstáculos das PMEs nos processos de internacionalização e exportação
Profissionais apresentam soluções para empresas brasileiras que desejam expandir atuação no mercado externo
A inclusão de PMEs brasileiras nas exportações do País segue em ascensão e já garante resultados importantes para o dinamismo da economia e ampliação da participação brasileira no comércio mundial. Em 1998, o Brasil tinha 15,8 mil empresas exportadoras. Após 20 anos, o número de companhias brasileiras negociando com mercados internacionais subiu para 25,4 mil, um crescimento de 60%.
Mas existem obstáculos inerentes ao processo de internacionalização que precisam analisados e cuidados de forma estratégica, como profissionais especializados em exportação e conhecimento sobre o mercado externo.
Para apoiar as estratégias de internacionalização de empresas brasileiras - especialmente pequenas e médias - e fomentar o potencial exportador das empresas, o mercado agora conta com a ProAMÉRICA, criada com o objetivo de auxiliar companhias que buscam expandir seus negócios na América Latina e Estados Unidos.
Os serviços são customizados para que as empresas trilhem um caminho de expansão internacional com mais segurança, capaz de reduzir riscos de investimento, proteger-se da volatilidade do mercado doméstico, aumentar vendas, além de buscar inovação e clientes globais de forma efetiva e eficaz. A ProAMÉRICA, que atua na criação de Planos e Agendas de Negócios, Assessoria de Investimento, Assessorias Legal e Tributária e Comercial e de Logística, é encabeçada por engenheiros comerciais e economistas formados em universidades dos Estados Unidos, Chile, Costa Rica e Espanha.
Os especialistas destacam a importância de expandir a atuação além das fronteiras nacionais como alternativa para organizações que buscam vantagem competitiva e abertura de novos mercados, principalmente em momentos de instabilidade econômica e política. “Conduzir negócios em diversos países deixou de ser uma prerrogativa apenas das grandes corporações. Porém, antes de entrar em um mercado estrangeiro é preciso entender os desafios e riscos e elaborar um planejamento estratégico minucioso para que as ações sejam efetivas. Os benefícios da ampliação internacional de empresas brasileiras são diversos e têm relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos negócios”, explica Oscar Páez Gamboa, CEO da ProAMÉRICA.
Confira detalhadamente abaixo as soluções oferecidas pela consultoria ProAMÉRICA:
I. Agendas de Negócios: Desenho de encontros com contrapartes adequadas: potenciais clientes. Estes, de maneira sequencial em base da necessidade de cada empresário, envolvendo abordagem e capacitação do destino escolhido, assim como inteligência de mercado associada.
II. Planos de Negócios: Construção de uma estratégia de internacionalização, de maneira conjunta com o cliente. Isto, identificando os produtos ou serviços com potencial, assim como os mercados adequados.
III. Estudos de Mercado. Desenho de documentos integrais ou perfis, que reflitam a realidade comercial de um mercado, eventualmente necessários para definir um ótimo Plano de Negócios.
IV. Assessoria e Investimento. Entrega de informação: econômica, política e social do mercado, assim como elementos operativos, tais como: constituição da sociedade, busca de empresas, potenciais sócios, entre os principais insumos. O anterior, considerando a escala de cada cliente.
V. Assessoria Legal e Tributária. Fornecimento de informações que incluem os passos para o desenho e constituição de uma empresa no mercado de destino, assim com suporte contábil.
VI. Assessoria Comercial e de Logística. Mediante informação refinada, apoio no processo de construção de uma estratégia de posicionamento no mercado, com ênfase no trabalho de desenvolvimento de MARCAS. Este processo, unido a uma assessoria da cadeia logística necessária para a chegada da oferta exportável.
VII. Busca de Colaboradores. Apoio na busca e seleção de equipe necessária que exige o cliente no mercado de forma a operar com base nos objetivos definidos.
Especialistas
A ProAMÉRICA é um projeto idealizado e encabeçado por Camilo Navarro Ceardi, ex-Adido Comercial do Chile no Uruguai e Peru; Olga Barquero Alpizar, encarregada internacional do Instituto Nacional de Estatísticas do Chile e ex-funcionária do Ministério do Comércio Exterior da Costa Rica; Oscar Paez Gamboa, ex-Adido Comercial do Chile no Brasil; Paulina Nazal Aranda, ex-Diretora de Assuntos Econômicos Multilaterais e de Relações Econômicas Internacionais (Ministra do Comércio Exterior do Chile); e Roberto Alvarez Espinoza, Diretor da Escola de Economia e Administração e professor titular da Universidad de Chile.
Mais informações: www.proamerica.cl.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>