Conheça 4 empresas que, com ações simples, tornaram a mulher mais valorizada no mercado de trabalho
Ainda há uma lacuna entre gêneros no ambiente corporativo, mas, aos poucos, as organizações estão buscando modificar o cenário
Hoje é o Dia Internacional da Mulher. A data surgiu no final do século XIX, nos Estados Unidos e na Europa, quando as mulheres lutavam por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Desde então, tivemos conquistas, mas ainda há muito para avançar, principalmente quando o assunto é o mercado de trabalho. De acordo com estudo da OIT (Organização Mundial de Trabalho), divulgado nesta semana, a lacuna de gênero no trabalho quase não diminuiu nos últimos 27 anos e, em 2018, a probabilidade de uma mulher trabalhar foi 26% inferior que a de um homem, uma melhoria de apenas 1,9% com relação a 1991. Além disso, apenas 25% dos cargos de gerentes com filhos menores seis anos são ocupados por mulheres, enquanto a proporção de mulheres em cargos diretivos aumenta para 31% se não tiverem filhos pequenos.
Mas de que forma as empresas podem ajudar a reverter esta situação? Conheça quatro empresas que diminuíram a lacuna entre homens e mulheres e estão contribuindo para um mercado de trabalho mais igualitário.
Currículo cego
O CERS, rede preparatória para concursos públicos, OAB e carreiras jurídicas, tem 60% do quadro de líderes composto por mulheres. "Defendemos que as mulheres tenham espaço legítimo no mercado de trabalho. A diversidade – seja ela de gênero, raça, ou qualquer outro aspecto – nos proporciona o contato com diferentes ideologias, o que enriquece qualquer tipo de organização e proporciona seu desenvolvimento", afirma Luciana Vieira, gestora de RH do Grupo.
Justamente para promover a igualdade de gênero dentro do grupo, o CERS passou a promover processos seletivos mais inclusivos, que assegurem a participação igualitária de homens e mulheres. Para isso, a área de Recursos Humanos, agora, manda para a gestão os perfis de candidatos para vagas ocultando informações como nome, idade, gênero e último emprego, seguindo o conceito de currículo cego. A empresa também tem outras ações pontuais voltadas para quem já é mãe, como a doação de R$ 500 para cada filho nascido. Não à toa, a empresa se tornou membro signatário dos Princípios de Empoderamento da Mulher, estabelecidos pela ONU Mulheres, no ano passado.
Desenvolvimento interno
No IEV (Instituto de Especialização em Vendas), que oferece cursos online, congressos e palestras na área de vendas, as mulheres representam 80% dos profissionais em cargos de gerência e diretoria. "Para nós, a competência não tem gênero, e as mulheres que fazem parte do nosso time são ótimas profissionais. Além de ocupar os maiores cargos, recebem os maiores salários", explica Victor Vieira, diretor e fundador do IEV.
A maioria das gestoras do IEV começou em cargos operacionais e foram desenvolvidas internamente pela empresa. "Nós não sentimos segregação, somos muito valorizadas. Eu, por exemplo, já passei por todas as áreas da rede até chegar ao meu cargo atual, tudo em apenas quatro anos", conta Camila Gomes, 32 anos, gestora de expansão de franquias.
Apoio às gestantes
A preocupação com a maternidade por parte das organizações é um assunto cada vez mais discutido e o Grupo Kyly - que oferece cerca de 30 programas de Gestão Humana aos seus 1600 colaboradores - é uma das empresas que já possui ações que beneficiam suas colaboradoras neste aspecto. A indústria, que é especializada em vestuário infantil, criou o Programa Saúde de Mãe, que tem o objetivo de acolher e orientar suas profissionais durante o período gestacional. O benefício conta com acompanhamento ambulatorial, acolhimento psicossocial e até mesmo um curso de gestantes. Neste último, a colaboradora é convidada para encontros com palestrantes para que possa sanar suas dúvidas e compartilhar suas experiências. Além disso, aquelas que participarem do curso também recebem um kit com vários produtos para o bebê que está por vir.
Recompensa só para elas
Na Soluções VendaMais, que oferece diagnóstico, treinamentos e consultoria para a área de vendas de empresas de diversos segmentos, as mulheres já representam 60% do quadro de funcionários. Não à toa, as premiações atreladas ao desempenho das vendas são customizadas, com mimos voltados para elas, como dias inteiros de beleza e sessões de massagem. Além disso, ao longo do ano são realizadas edições do evento Troca Útil, no qual as mulheres se reúnem em um almoço mais longo para trocar roupas, calçados e acessórios. Assim renovam o guarda-roupa de forma sustentável e divertida. Também são realizadas ações especiais no mês da mulher, com presentes e eventos de beleza. Neste ano, além de de alguns mimos, as mulheres da Soluções VendaMais participarão de curso de automaquiagem. "Nós temos mulheres em todas as áreas da companhia, elas atuam como consultoras, facilitadoras, palestrantes, vendedoras e especialistas. Nós sabemos o quanto é importante valorizar este público que tem ajudado muito no sucesso da empresa", comenta Karen Jardzwski, sócia-diretora da empresa Soluções VendaMais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>