5 razões para você começar a se movimentar durante o trabalho
Ficar sentado por horas a fio traz sérios riscos à saúde
O movimento está na essência do corpo humano. Nos primórdios da humanidade, por certo, era um dos (poucos) recursos disponíveis para sobreviver. Seguidas transformações adiante, como a industrialização e alta tecnologia, acrescentaram novos desafios.
As tarefas estão mudando, a forma de trabalhar está mudando e o local de trabalho deve acompanhar este processo. Sentados e raramente em movimento, os trabalhadores de escritórios de todo o mundo estão frequentemente cansados e sonolentos, o que além de afetar consideravelmente a produtividade, traz sérios riscos à saúde.
Proporcionar formas naturais de se movimentar durante a rotina de trabalho pode reverter esses efeitos negativos. Especialistas apontam que a combinação entre se sentar, ficar em pé e se mover ao longo do expediente é a melhor maneira de equilibrar o risco postural e o conforto físico.
Referência mundial no planejamento e desenvolvimento de mobiliário para espaços corporativos, a Herman Miller, marca distribuída em São Paulo e no Rio de Janeiro pela Novo Ambiente, elenca cinco razões para você começar a integrar diferentes movimentos durante o dia-a-dia no trabalho:
1. 50 mil pessoas disseram passar em média de 3 a 8 horas sentadas por dia. Segundo a pesquisa publicada no American Journal of Preventive Medicine, em países desenvolvidos, há quem supere as 9 horas. A solução tão pouco é ficar somente em pé, o que causa fadiga e inchaço dos membros inferiores, dor lombar e problemas na circulação do sangue.
2. Problemas de visão, obesidade, resistência à insulina, triglicérides alta, doenças cardíacas e até câncer podem estar relacionados com os longos períodos sentado. Sem se levantar ou caminhar ocasionalmente, diminui-se a atividade da lipase, enzina responsável por quebrar a gordura em moléculas menores para que possam ser absorvidas.
3. Ergonomistas recomendam ficar em pé ao menos 5 minutos a cada uma hora sentado. Uma carga de trabalho física muito baixa (sentado durante todo o dia) ou muito alta (em pé durante todo o dia) aumenta o risco de dores nas costas. Há quem aconselhe ir além: James Mallon, ergonomista da Humantech, recomenda ficar até 20 minutos em pé a cada uma hora sentado.
4. Móveis com ajuste de altura podem reduzir o tempo sentado em até 60%. Hoje, além de cadeiras de trabalho com alto desempenho ergonômico, é possível encontrar mesas e estações de trabalho que oferecem diferentes opções posturais. Além de ajustes manuais, há versões automatizadas, onde é possível programá-las para elevar a altura por alguns minutos, repetidas vezes ao dia, incorporando naturalmente mudanças posturais nas atividades cotidianas.
5. Treinar as pessoas sobre como ajustar seus móveis multiplica os benefícios. Mesmo que o espaço de trabalho ofereça condições de variar posturas ao longo do dia, o desconhecimento de noções sobre ajustes, equilíbrio corporal e dos riscos à saúde e ao bem-estar limitam qualquer benefício. É preciso engajar as pessoas neste processo: o princípio mais básico da ergonomia é que toda solução deve se adequar tanto à pessoa quanto à tarefa.
Novo Ambiente
www.novoambiente.com
(11) 3062-3351
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>