3 autossabotagens dos brasileiros em suas resoluções de Ano Novo
• Pesquisa com 25 mil usuários da Babbel revela como hábitos podem ser decisivos para o sucesso ou o fracasso de objetivos.
• 54% de estudantes de baixa performance afirmam que “falta de motivação” (ou motivação extrínseca) é o maior obstáculo.
• Motivação intrínseca é o segredo de 93% de quem apresenta alta performance.
De acordo com a pesquisa global que o aplicativo de idiomas Babbel divulgou hoje, 95% das pessoas no Brasil já estabeleceram como resolução de ano-novo para aprender um novo idioma. Contudo, 46% desistiram dela durante o primeiro semestre. Quando o assunto é atividade física, 78% já se comprometeram com uma rotina saudável. No entanto, 52% também desistiram nos primeiros meses.
"Falta de tempo" foi o obstáculo mais mencionado entre novembro e dezembro de 2018, quando a Babbel questionou cerca de 25 mil usuários de diversos países: Brasil, Argentina, México, Espanha, Itália, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Canadá.
“Contudo, este e outros obstáculos mencionados são frequentemente relacionados à autossabotagem – quando o consciente (que lembra você da necessidade de fazer uma atividade física) está em desacordo com o subconsciente (que faz você comer uma barra de chocolate em um momento de ansiedade). Esse conflito de consciências acaba se manifestando em comportamentos de autossabotagem”, diz Drew Wilson, Psicólogo Educacional da Babbel.
Autossabotagem 1: Em média, as pessoas no Brasil gastam, por dia, 4 horas on-line no smartphone
Considerando as 24 horas de um dia, 8 horas são gastas dormindo, outras 9 horas, contando com o almoço, são dedicadas ao trabalho. No Brasil, mais 2 horas são desperdiçadas no trânsito todos os dias – de acordo com uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Essas obrigações diárias acabam ocupando 79% de um único dia. Já que o tempo livre é escasso, como conseguir alcançar objetivos em 2019?
O primeiro passo para construir um hábito em direção à meta pessoal é estar ciente do tempo disponível para realizá-lo. Isso também significa ter consciência do quanto está sendo desperdiçado em atividades que não estão relacionadas à resolução para o próximo ano. De acordo com o Global Web Index, os brasileiros gastam cerca de 4 horas por dia on-line em seus smartphones. Isso corresponde a 16% daqueles preciosos 21% (5 horas) de tempo livre no seu dia.
Autossabotagem 2: Motivações extrínsecas são alvos fáceis
Pesquisas sobre a aprendizagem de idiomas* encontraram fatores que levam algumas pessoas a aprender melhor do que outras. De acordo com esses estudos, quem possui uma motivação intrínseca (diretamente relacionada à realização pessoal) tem mais êxito do que quem possui motivações extrínsecas (ligadas a fatores externos, como dinheiro, por exemplo).
Aprendizes de alta performance – quem aprende todos os dias ou várias vezes por semana – geralmente tem motivações intrínsecas. A pesquisa da Babbel vai de encontro a esses estudos: 93% dos chamados Power Users do Brasil afirmaram ter melhorado suas habilidades linguísticas por meio do estudo via app – mesmo que alguns desses estudantes (34%) considerem muito difícil aprender um novo idioma.
Por outro lado, quem aprende apenas uma vez por semana ou menos normalmente tem motivações extrínsecas. 54% das pessoas desse grupo dizem que o maior obstáculo para aprender com mais frequência é a “falta de motivação”, ou seja, motivação extrínseca – afinal, sempre há um motivo. A diferença é se ele é intrínseco ou extrínseco. Apenas 12% dos estudantes de alta performance (intrínsecos) compartilham o mesmo problema.
Autossabotagem 3: Hábitos intermitentes
Por fim, a solução para não sabotar a resolução de ano-novo começa fazendo com que ela caiba naqueles 21% (cerca de 5 horas) do seu dia. Para isso, é crucial descobrir motivações intrínsecas para cada objetivo. Assim, será mais fácil encaixá-lo no cotidiano até que vire um hábito diário – e não intermitente. Em vez de gastar 50 minutos no Facebook todos os dias – você passa todo esse tempo, sim, de acordo com o próprio Zuckerberg – que tal diminuir para 35 minutos? Com os 15 minutos restantes, você pode aprender um idioma, caso esta seja sua resolução em 2019. Esta é a duração de uma lição via aplicativo. Quando se trata de malhar, uma opção é intercalar os dias on-line com os de esportes.
*Metacognitive strategies in student learning: Do students practise retrieval when they study on their own? Jeffrey D. Karpicke, Andrew C. Butler and Henry L. Roediger II. The Role of Metacognitive Knowledge in Learning Teaching and Assessing. Pintrich.
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