Dicas para realizar um home office produtivo
Empresas e profissionais de TI evoluem o conceito de trabalho remoto e passam a repensar onde, como e quando devem trabalhar para aumentar a produtividade e qualidade de vida
As novas tecnologias estão transformando completamente os ambientes de trabalho. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft ao Ibope Conecta, para 85% dos profissionais brasileiros, a experiência de realizar uma reunião remotamente já não deixa nada a desejar em relação aos encontros presenciais. Segundo o estudo, a flexibilidade de horário (68%) e a possibilidade de fazer home office e/ou trabalhar a partir de outros ambientes que não necessariamente o escritório (62%) ocupam o topo da lista de elementos que mais caracterizam um ambiente de trabalho moderno.
Para acompanhar essa transformação, a Impulso, ecossistema de serviços para potencializar times de tecnologia, e a Officeless, criaram a Impulso Remote, uma solução para ajudar empresas e times de TI a adotarem o trabalho remoto de maneira prática e eficiente. Abaixo, a Impulso Remote listou técnicas, ferramentas e hábitos para aumentar a produtividade, dar visibilidade ao andamento dos projetos e promover o engajamento da equipe, independente da localização.
Gerenciamento de tempo
Para realizar trabalho remoto, é imprescindível que as pessoas saibam fazer uma boa gestão do tempo de suas atividades. Quando essa variável é monitorada é possível conhecer a capacidade de produção de um time e acompanhar as oscilações. Isso permite que ações sejam feitas sempre que uma queda for identificada e torna muito mais simples reconhecer as oportunidades de torná-la maior. Gestão de tempo é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e ferramentas, como o Timely e Toggl, ajudam a monitorar quais as atividades são realizadas, definir os prazos e acompanhar o tempo gasto para realizar cada uma delas e, assim, analisar o que está bom e o que pode melhorar com impacto rápido no aumento de produtividade.
Horários
Defina uma carga horária a ser cumprida pela equipe. Combinar qual o melhor horário para realização do trabalho é fundamental. O mais comum é que seja em horário comercial convencional, mas variações disso são totalmente possíveis desde que acordadas anteriormente e que este acordo seja cumprido à risca, sem que o controle seja necessário, fortalecendo uma relação de confiança.
Tarefas e Deadline
Em um trabalho home office, as maiores dúvidas e preocupações de gestores e colaboradores estão relacionadas à avaliação do trabalho. Uma ótima forma de evidenciar a produtividade é fragmentar um grande trabalho em pequenas tarefas, estabelecer prazos e monitorar o estágio de execução de cada uma das atividades. Uma ótima ferramenta para isso é o Trello que tem, além de ótimas funcionalidades, uma usabilidade simples e intuitiva.
Comunicação
No trabalho remoto, a comunicação se dá, principalmente, por três vias: e-mail, aplicativos de mensagens real time e por videoconferências. A horizontalização de poder das organizações modernas torna muito mais transparente e disponível o compartilhamento de informações, até mesmo das decisões mais importantes. Portanto, ferramentas que registram todo o histórico de interação entre a equipe é fundamental e elas devem estar agrupadas em canais com assuntos específicos. A Rocket.Chat é uma das ferramentas que facilita a comunicação entre os membros da equipe.
Reuniões
Um dos desafios do trabalho remoto é conseguir definir quando é necessário convocar uma reunião de vídeo e quando é melhor seguir com as mensagens trocadas nas ferramentas de texto. Organizações que implementam o trabalho remoto tendem a olhar para a relação tempo e dinheiro com mais atenção e é isso o que deve ser levado em consideração. Equacionar sempre importância, urgência, número de envolvidos e complexidade do assunto vai ser determinante para definir quando a chamada de vídeo deve ser o recurso escolhido e quanto tempo será necessário reservar para tratar cada assunto. Além disso, ferramentas de videoconferência como o Zoom são essenciais para reuniões recorrentes de cada time de todas as áreas da empresa e versões pagas permitem até mesmo a gravação na nuvem, o que facilita ainda mais o compartilhamento das informações.
Sobre a Impulso:
A Impulso é um ecossistema aberto de tecnologia para favorecer o desenvolvimento tecnológico, oferecendo soluções que beneficiam tanto empresas de todos os segmentos, quanto profissionais de tecnologia. A empresa está organizada em nove unidades de negócios (Team, Network, Agile, Remote, Research, Academy, Mentoring, Meetups e Shop), que atuam de forma independente, porém complementar. Suas soluções proporcionam a capacitação de profissionais, aprimoramento de soft e hard skills ligadas ao Futuro do Trabalho e ao desenvolvimento de software, relacionamento e conexão entre diferentes pessoas, habilidades e soluções. Com o propósito de acelerar a revolução tecnológica nas organizações, além de profissionais para compor times de tecnologia, a Impulso oferece consultoria em gestão e governança, treinamento ágil e implementação do trabalho remoto para potencializar os mais diversos níveis de gestão de uma empresa. Além disso, a Impulso possui um serviço de coleta, análise, enriquecimento e consolidação de dados para avaliar habilidades de profissionais e times de TI da sua rede dando apoio à tomada de decisão para empresas de todo segmento. Graças a esse modelo de negócios único, a empresa já entregou mais de 700 projetos com sistemas em diferentes stacks tecnológicos e nos mais diversos níveis de complexidade, e conta com uma comunidade com mais de 4 mil profissionais de tecnologia, que buscam conhecimento, desenvolvimento de suas carreiras, autonomia e conexão de propósitos pessoais e profissionais. Fundada em novembro de 2017, possui clientes como Sony Music, Veloe/Alelo, ESPN, Bio Ritmo, Somos Educação, Citrix, Lojas Americanas, M4U/Cielo, Creditas e Descomplica.
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