Desafio da internacionalização: faltam profissionais fluentes em espanhol no mercado
Involves, empresa de Florianópolis com operação em 15 países da América Latina, precisou contratar consultoria especializada para encontrar profissionais com a habilidade
O caminho natural das empresas brasileiras é crescer nacionalmente e depois expandir para América Latina. Com a Involves, o percurso não foi diferente. A empresa desenvolve o software para gestão de trade marketing Agile Promoter e surgiu no Brasil em 2009. Em 2014 começou sua atuação internacional quando um cliente multinacional levou sua plataforma para o mercado argentino. Hoje, a companhia de Florianópolis atende empresas de 15 países latino-americanos. Para poder dar suporte aos usuários do software e aumentar a carteira de clientes nos países vizinhos, a catarinense enfrenta o desafio de encontrar profissionais capacitados que falem espanhol.
Hoje a Involves emprega nove estrangeiros de países cuja língua materna é o espanhol, ou que dominam este idioma: 4 colombianos, 2 venezuelanos, 1 argentino, 1 uruguaio e 1 português. Ana Paula Panichi, psicóloga da Involves explica que atualmente a empresa tem apenas uma vaga aberta com exigência obrigatória do espanhol. “Procuramos um profissional que fale bem espanhol para atuar como Implementation Success de clientes da América Latina. Mas já tivemos vagas como Customer Success, Consultor de Novos Negócios, Customer Support e Consultor Comercial com espanhol como requisito obrigatório e tivemos que contratar consultorias externas para auxiliar a encontrar profissionais com a habilidade”, conta Ana Paula.
Boa vizinhança — O processo de internacionalização mais estruturado começou na Involves em 2017, quando um representante da Bolívia entrou em contato com a empresa querendo representá-la em seu país. No mesmo ano, cerca de 10% da receita recorrente da empresa foi de exportações. Hoje o Agile Promoter está presente em 15 países da América Latina.
Por isso, para praticamente todas as vagas a fluência em espanhol é um diferencial que beneficia o candidato. “Acreditamos que a pluralidade nos impulsiona a alcançar mais resultados, por isso estamos sempre buscando parceiros em outros países e profissionais para nos conectar com eles”, explica Ana Paula A Involves atende empresas como L’Óreal Peru, Argentina, Chile e México; Dell México; P&G México, LG Argentina; HTC Colômbia, Peru, Chile e México; e Motorola Colômbia, Chile, Argentina, Peru, México e América Central.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>