Quer um cargo de chefia? Esqueça tudo o que fez até agora
A Randstad, líder global em soluções de RH, aponta que networking e marketing pessoal são essenciais para conquistar uma vaga de liderança
A vida profissional é uma trajetória em constante evolução, sempre em busca da próxima conquista que te deixará mais perto do topo da carreira, seja qual for a sua área de atuação. E quando a busca é por um cargo de liderança, a forma de procurar emprego deve mudar, assim como a postura durante a seleção.
Se antes o profissional poderia se candidatar de forma mais generalista para as vagas, a partir desse estágio é importante que seja criterioso e saiba se posicionar nas entrevistas. “Esse novo cenário vale tanto para quem já foi promovido aos cargos inicias de liderança, quanto para quem está cavando uma oportunidade para essa nova posição”, explica Letícia Krauskopf, gerente regional da Randstad Professionals, área da empresa de RH focada no recrutamento de posições de média e alta gerência.
De acordo com a especialista, essa nova etapa profissional será muito fortalecida por networking e marketing pessoal intensos. “Encontrar vagas a partir desse nível profissional está muito mais relacionado às suas conexões prévias. Tome um café com antigos colegas, entenda em que projetos essas pessoas estão trabalhando e o quão atualizado você está. Saiba seus diferenciais, aprenda a se vender, se apresentar e se posicionar”, aconselha Letícia.
Outra mudança importante pela qual o candidato passará será o formato do processo seletivo, que já não será composto por dinâmicas de grupo ou testes simples. As avaliações para cargos de liderança são mais aprofundadas, com apresentação de problemas específicos da área para o profissional solucionar, permitindo que o recrutador avalie se suas habilidades e seu perfil estão alinhados aos da vaga em questão. A avaliação de pré-requisitos também é mais criteriosa, principalmente dos relacionados diretamente ao setor de atuação do profissional. Após a primeira conversa com o recrutador, o concorrente poderá passar por entrevistas com o gestor direto e com sua futura equipe.
Letícia explica que a seleção para vagas de liderança é muito mais minuciosa e assertiva porque o profissional terá muito mais deveres e responsabilidades no cargo. “Para o candidato, o processo é bem mais intenso do que quando aplicava para outros níveis hierárquicos, mas também é muito mais efetivo.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>