Expansão com segurança: confira um passo a passo de como internacionalizar os negócios
Com o crescente aumento das empresas brasileiras no exterior é preciso estudo e organização para chegar ao sucesso
Nos últimos anos, a expansão das empresas brasileiras para o exterior atingiu números consideráveis. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de companhias no exterior cresceu 47% entre 2015 e 2018: hoje 1.740 marcas brasileiras atuam fora do país. As razões que motivam a internacionalização dos negócios são muitas. Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de 2017, 72% das empresas buscam um aumento nas vendas, 65% precisam diversificar os riscos, e 61% estão preocupadas com a volatilidade do mercado doméstico.
Quando se trata de crescer para o mercado internacional, é preciso tomar algumas precauções. Mesmo em um mundo globalizado e com diferenças cada vez menores, cada país possui suas particularidades no modo de atuação, seja nas relações comerciais, aspectos culturais, geográficos, econômicos ou nas legislações.
Antes de inserir a empresa na conjuntura global, o administrador precisa olhar para a estrutura interna e questionar sua própria capacidade, para então conhecer as reais possibilidades de atingir êxito. Após este passo, é necessário definir em qual mercado se deseja entrar, qual produto é o mais adequado e qual a melhor estratégia. Outras medidas necessárias para internacionalizar sua empresa são integrar os processos internos às operações internacionais; unir as rotinas e o relacionamento com colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores; adaptar a estratégia e os recursos aos novos mercados; e moldar o estilo de gestão às características do país, com tolerância, flexibilidade, comunicação adaptada; e respeito à diversidade.
No caso das empresas familiares é essencial entender os papéis principais de gestão: controlador, gestor e membro familiar. É necessário ter muito bem definida a forma da governança e estabelecer de que maneira as decisões são tomadas.
Segundo o diretor-presidente da GoNext Governança & Sucessão, Eduardo Valério, o investimento na internacionalização das marcas movimenta cifras altas no mercado financeiro. "O conhecimento reunido ao longo de mais de 100 projetos de governança corporativa familiar e estudos de mais de duas décadas com empresas familiares do Brasil mostram que o investimento no mercado internacional, especificamente nos EUA, movimenta quantias expressivas que partem de U$ 150 mil, podendo chegar a U$ 10 milhões", afirma.
Por este motivo, é importante o auxílio de um sistema de gestão adequado e personalizado para cada negócio. A Governança Corporativa definirá como os investimentos deverão ser direcionados, desde a preparação pré-operacional ou pré-imigração, considerando aspectos patrimoniais, imigratórios, fiscais e tributários, bem como as questões de sucessão patrimonial e gestão dos negócios.
Sobre a GoNext
A GoNext Governança & Sucessão é uma empresa especialista em Governança Corporativa da empresa familiar. Foi fundada em 2010 como a extensão internacional da empresa JValério.
Para atingir os resultados desejados dentro das empresas, conta com o apoio de uma equipe de consultores especialistas e metodologia exclusiva para empresas familiares, aprimorada em mais de 100 projetos e conselhos no Brasil e EUA.
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