5 dicas para manter a saúde financeira da empresa
O cenário econômico brasileiro continua instável e os impactos da forte recessão e da diminuição do poder de consumo da média impactam diretamente a receita das empresas e empreendimentos comerciais de todos os segmentos. De acordo com o IBGE, 341,6 mil empresas encerraram suas atividades entre os anos de 2013 e 2016.
Em tempos difíceis como esse é ainda mais importante vigiar de perto e acompanhar minuciosamente a saúde financeira de se seu negócio. Reunimos algumas estratégias básicas que irão ajudar nessa missão.
Planejamento estratégico apurado
Nenhuma fase de um empreendimento pode deixar o planejamento estratégico de lado. Para isso, é de extrema importância avaliar sua receita e fluxo de caixa para definir quais serão as metas e objetivos do negócio (de curto, médio e longo prazo) e quais são os passos necessários para alcançá-los. É hora de definir investimentos conscientes, contenção de gastos, ações de divulgação com cuidado e responsabilidade.
Contabilidade
Para enxergar a realidade da empresa, a contabilidade deve estar em dia e sua gestão e indicadores são imprescindíveis para expressar o diagnóstico real da saúde financeira da empresa. O controle financeiro pode ser feito deve ser feito por especialistas, sejam serviços de contabilidade tradicionais ou até mesmo por meio da inovadora contabilidade online.
Somente com números reais e fidedignos é possível tomar os próximos passos com assertividade e consciência, já que eles revelam se o orçamento do negócio se encontra em situação realisticamente positivo ou negativo.
Corte de gastos
Cortar gastos não necessariamente significa reduzir o quadro de funcionários. Medidas simples e cotidianas, como uso consciente de fontes energéticas, águas, insumos e materiais utilizados na empresa podem trazer, em médio e longo prazo, uma grande economia para as despesas da empresa. Combater o desperdício e reduzir compras supérfluas é essencial para manter as contas em dia.
Buscar novos fornecedores
É extremamente válido realizar uma pesquisa abrangente no mercado dos fornecedores se insumos e serviços prestados a sua empresa. Entre em contato com novas empresas, peça orçamentos, amostras, negocie planos de adesão e possivelmente encontre custos menos agressivos para os suprimentos do negócio.
Renegocie dívidas
Avalie todas as possibilidades de renegociar as dívidas da empresa junto aos bancos, instituições financeiras e fornecedores. Refinanciamentos com taxas de juros realistas ou extensões do número de parcelas a pagar podem dar o respiro necessário para o andamento das atividades da empresa até o acerto da balança.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>