Diversidade étnica pode aumentar os resultados de empresas em 35%
Antonia Quintão (*)
Estudos realizados pela Harvard Business Review, em 2013, revelaram que, ao atender um cliente, uma equipe de colaboradores que tenha pelo menos uma pessoa da mesma etnia do cliente apresentará 152% mais chances de compreendê-lo melhor. Organizações que apresentavam um perfil diverso, principalmente no seu conjunto de líderes e gestores, tiveram ampliação da participação no mercado em que já atuavam, conquistaram novos mercados e melhoraram os índices de inovação e desempenho.
A McKinsey & Company analisou os índices de diversidade de gênero e raça das lideranças de 366 grandes empresas dos EUA, Canadá, Reino Unido e América Latina, de variados ramos de atuação e os comparou aos resultados financeiros dessas empresas entre 2010 e 2013. Os dados apresentados indicaram que empresas com índices altos de diversidade de gênero têm 15% mais probabilidade de obter resultados acima da média do seu ramo do que empresas com índices baixos de diversidade; empresas com índices altos de diversidade de etnia têm 35% mais probabilidade de obter resultados acima da média do seu ramo.
Investir em diversidade, portanto, além de ser socialmente responsável, traz inúmeros benefícios e vantagens para as organizações.
(*) Antonia Quintão, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora no Núcleo de Estudos em Liderança e Diversidade nas Organizações da UPM, no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares do Negro Brasileiro na Universidade de São Paulo.
A professora compõe o quadro de palestrantes do CONARH 2018.
Serviço
CONARH 2018
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04329-900)
Datas: 14, 15 e 16 de agosto
Estande número: 198
Site oficial do evento: clique aqui
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>