Veja como estruturar um programa de trainee
Publicar uma vaga, receber e selecionar currículos, entrevistar o candidato e efetivar a contratação. Esse básico de modelo de recrutamento e seleção de candidatos nem sempre é a melhor estratégia para atrair um trainee. Quando uma empresa decide seguir por esse caminho, o resultado final pode ser frustrante tanto para a empresa como para o trainee selecionado.
"É fundamental a empresa conhecer qual é o objetivo que ela tem com esse programa. Se vem de uma necessidade de formação de backup, de formação de sucessão, em função do crescimento da companhia ou se ela deseja ser reconhecida pelo mercado como marca empregadora. Existem várias razões pelas quais a empresa quer um programa", explica Ricardo Haag, diretor da Page Talent, unidade de recrutamento especializada em vagas pontuais e programas de estágios e trainees do PageGroup Brasil.
O consultor conta que há dois aspectos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de estruturar um programa de trainee. "As empresas precisam ter a clareza e a certeza de qual tipo de projeto será adotado. Tendo isso definido, é preciso entender o que vai ser feito com esse trainee, o que a empresa vai oferecer a ele em termos de desempenho e treinamento, qual é a trilha de carreira dele", orienta.
A partir dessas respostas, entra a etapa de montagem da estrutura. "Se o objetivo é divulgar e fortalecer a marca empregadora, então vale a pena estruturar um projeto com foco em divulgação massiva em diversos meios e plataformas. Esse tipo de ação pode atrair muitos candidatos e um grande número de inscritos. Agora se o foco não é tanto a marca empregadora e sim formar sucessão, ter profissionais competentes para suportar o crescimento da empresa, é possível fazer um processo de seleção direcionado a um público específico", ensina.
Aprenda passo a passo como estruturar um programa de trainee:
1º) Identifique a necessidade
Nessa primeira etapa, a empresa precisa entender qual é sua real necessidade para atrair um trainee. Pode ser para formar um backup ou sucessor, para suportar o crescimento da empresa ou se a companhia deseja ser reconhecida pelo mercado como marca empregadora.
2º) Defina uma trajetória profissional
Ao atrai um trainee para seus quadros, a empresa precisa ter um plano de carreira bem definido para esse profissional. Ele precisará de todo suporte e apoio da companhia, seja por meio de treinamento, imersões e orientações necessárias que ajudem na formação e condução da carreira dele.
3º) Escolha uma consultoria especializada
Contratar um trainee não é uma tarefa simples. É recomendável que a empresa contrate uma consultoria especializada para conduzir esse processo, pois trata-se de um recrutamento muito específico. Como é um projeto de muita exposição, é muito importante lembrar que tipo de legado a companhia quer deixar para os profissionais que participaram do processo. Então vale uma análise crítica de qual vai ser a jornada, desde a candidatura ao processo de triagem e todas as adequações que deverão ser feitas ao longo das etapas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>