Transparência na gestão: conduzindo valores éticos e sociais para melhor gerir uma empresa
Quando duas pessoas se dão as mãos cria-se a partir desse gesto, um laço de amizade, um acordo, uma postura social responsável com princípios éticos. Dar as mãos não é um gesto simples sem nenhum significado. É a fidelização de um momento entre seres humanos. Para os profissionais iniciantes nas empresas, esse gesto significa segurança e valor. Por isso as empresas e organizações estão atentas a mudanças e ressignificando o seu modo de conduzir sua imagem e seu negócio (produtos/serviços) perante a sociedade, fornecedores, clientes e funcionários.
Ser transparente na gestão é prestar conta daquilo que se faz, para seu público interno e externo, preservando uma conduta moral e assumindo uma responsabilidade pelos atos. A gestão empresarial e escolar deve sustentar a ética, a responsabilidade social e a transparência. Juntas, possibilitam dentro das corporações e escolas movimentos ascendentes pautados por mudanças sociais, comportamentais, científicas e tecnológicas. Por meio desses movimentos muitas empresas iniciam uma nova postura em relação à diversidade, a segurança dos empregados, da comunidade vizinha e ao meio ambiente, e refletem em importantes decisões e estratégias práticas, servindo de modelo para os que estão chegando no mercado.
Criar um Código de Ética dentro das empresas, das organizações sociais e nas escolas é uma boa decisão. O aluno aprende na escola sobre os padrões éticos e coloca em prática em sua vida esses valores morais que irão servir para o seu progresso. Por outro lado, esses padrões podem e devem ser reforçados nas empresas e organizações. Roubo, corrupção, vicio, desrespeito ao próximo e ao meio ambiente são alguns dos parâmetros de grave desvio de conduta, que merecem ser analisados em conjunto com os colaboradores para promover boas ações diárias.
Gerir com transparência é ter consciência que tanto empresas como as instituições educativas ocupam espaço social, produzem e reproduzem valores, tornando-os importantes em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas, tanto para aquelas que nela convivem e participam, quanto daquelas com as quais se relacionam.
Quando uma empresa se preocupa com a conduta ética no andamento de seus negócios, todos ganham. Não é possível conceber qualquer resultado, por mais brilhante que possa ser, se ele foi conquistado às custas de transgressões aos padrões éticos.
A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura. E toda sua cadeia produtiva em harmonia. Há de se concordar com a famosa frase: Trabalhadores felizes produzem mais e melhor. O mesmo conceito se aplica a área educacional – um aluno feliz e bem orientado, progride e torna-se um intraempreendedor.
Por Cibele Lara, diretora executiva da JA São Paulo – Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais de educação empreendedora do mundo, que prepara os jovens para o mercado de trabalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>