Mais um acidente com queda de contêineres ao mar
Na noite de 31 de maio de 2018, o porta-containers “YM EFFICIENCY”, IMO 9353280, DWT 52773, com capacidade de 4250 TEU, construído em 2009, bandeira Libéria, de propriedade da Yang Ming Line de Taiwan, sofreu um colapso em rota da China para a Austrália.
O navio seguia de Taiwan para Sydney e, a cerca de 15nm de Newcastle, na Austrália, pilhas de contêineres sofreram um colapso. Mais de 80 caíram no mar e pelo menos 30 ficaram seriamente danificados a bordo.
O motivo do colapso dos contêineires ainda é desconhecido e está sendo investigado, mas a extensão dos danos às cargas provavelmente será significativa. O navio está impedido de entrar em Sydney até que as autoridades se certifiquem de que os contêineres a bordo não têm produtos perigosos e que não haja perigo de poluição.
Sempre que um acidente marítimo ocorre, desperta atenção para a importância do seguro. No caso do YM Efficiency, embora a responsabilidade da queda dos contêineres ao mar seja atribuída ao armador, muito provavelmente será alegado motivos de ordem meteorológica, mas dificilmente prevalecerá a isenção de responsabilidade. Apenas após as investigações das autoridades competentes será possível conhecer a verdadeira causa do incidente e responsáveis.
Quanto ao ressarcimento dos prejuízos aos embarcadores (importadores e exportadores), normalmente é um processo demorado e sujeito a limitações previstas internacionalmente quando tratado pelo armador. Por mais esta razão, sempre é aconselhável que os embarcadores contratem o seguro de transporte internacional, onde os sinistros são regulados com rapidez.
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
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