Não basta conseguir um emprego é preciso manter-se nele
Especialista explica como se adaptar a um novo emprego, especialmente no que se refere à integração na equipe
Em tempos de crise conseguir um emprego novo é algo para celebrar, mas esta é apenas uma etapa vencida. O recém contratado precisa enfrentar alguns desafios para conseguir se adaptar, afirma o professor de Gestão de Pessoas e Organizações da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Luiz Vagner Raghi. “É importante conhecer a cultura da empresa e seu regulamento interno de trabalho, as pessoas da chefia e procurar perceber a forma de agir dos colegas e ser solicito mantendo um bom nível de relacionamento interpessoal com todos é uma maneira de iniciar um relacionamento benéfico na empresa”, explica o especialista.
O contrato de experiência de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho é de 90 dias. Raghi ressalta que este período é suficiente para uma boa integração, “chamo a atenção para que o integrando se dedique e fuja da tentação de posar de sabe tudo. Caso observe que seu conhecimento é superior ao conhecimento dos colegas de trabalho, recomendo que deixe para começar a mostrar isto após um período de um ano. O integrando também deve ter a perspicácia para descobrir para quem deve demonstrar este conhecimento, obviamente estou falando dos superiores hierárquicos”.
Raghi alerta que para facilitar a adaptação ao novo emprego é importante, inicialmente, é preciso relacionar-se da melhor forma possível com colegas e superiores hierárquicos, estudar a história da Instituição suas normas e procedimentos técnicos e regulamento interno de trabalho. “Se possível conhecer a origem e experiências anteriores de superiores e colegas de trabalho”. Porém, as instituições também precisam fazer o dever de casa, desenvolvendo programas de integração, envolvendo mentores, líderes, e se possível ter um “Manual do Funcionário”, onde constem todos os direitos, obrigações e serviços disponibilizados aos funcionários, iniciando com um breve histórico da empresa e premiações recebidas.
O especialista está disponível para conceder entrevistas sobre o tema.
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>