Jovens profissionais de tecnologia querem crescer rápido demais
Randstad Technologies indica quais informações destacar no currículo e dá dicas para quem está buscando primeiras posições no mercado de trabalho
O mercado de tecnologia está em constante crescente nos últimos dois anos. Mesmo durante a crise, empresas continuaram contratando profissionais do setor. Na contramão de outras companhias, que enfrentaram tempos difíceis para superar a crise, a dificuldade do setor de TI é encontrar profissionais qualificados diante da alta demanda. Une-se isso ao fato de que a nova geração é hipertecnológica e temos a área que está despertando a atenção dos jovens.
Para quem quer entrar neste mercado de trabalho, o conselho é focar no comportamento. “A tecnologia está em constante desenvolvimento e sabemos que para ser um especialista é necessário ganhar experiência. Por isso, quem está buscando suas primeiras colocações precisa deixar claro seus atributos comportamentais: engajado, curioso e proativo são algumas características valorizadas”, explica Frederico Costa, gerente nacional da Randstad Technologies, área da empresa focada em recrutamento para posições de tecnologia.
De acordo com o executivo, no início da carreira pode-se destacar quais cursos a pessoa já fez, como ela se atualiza, quais cursos e workshops frequenta, se já participou de hackatons e maratonas, bem como se já estudou sozinho online, quais áreas tem interesse de especializar, quais habilidades pretende desenvolver e suas características comportamentais. “Procuramos nos jovens profissionais a atitude que combine com a cultura do cliente e que nos indique que ele realmente é engajado e está disposto a aprender”, explica Frederico.
Além do clássico currículo em arquivo, é importante que o jovem de tecnologia mantenha suas redes sociais atualizadas, principalmente LinkedIn, e que faça um bom e-mail de apresentação para a empresa recrutadora. “Recebemos muitos currículos por dia. Alguém que dedique tempo para fazer um texto de introdução se apresentando, destacando suas habilidades e evidenciando seus interesses com certeza tem mais chance de ganhar atenção do recrutador”, indica o executivo.
Ainda que a oferta seja alta, há uma grande dificuldade de preencher posições de jovens profissionais. De acordo com Frederico, um dos fatores de influência é o imediatismo da nova geração. “Os jovens têm uma característica forte de que querem aprender tudo rápido, serem os melhores em tempo recorde e, portanto, ter o melhor trabalho do setor. Mas não é assim. Mesmo em tecnologia, que é um mercado peculiar, é necessário passar pela trajetória profissional, começando por um trabalho mais analítico, e ganhar experiência para, então, se tornar o melhor profissional da área”, comenta.
Sobre a Randstad
A Randstad é líder global em soluções de Recursos Humanos, presente em 39 países e com 4.452 escritórios distribuídos pelos cinco continentes do mundo. A corporação emprega cerca de 33 mil colaboradores em seus países de operação. Com posicionamento inovador focado em tecnologia, a empresa está no Brasil com 18 filiais localizadas em todas as regiões do país, desenvolvendo serviços especializados para o mercado nacional, como: recrutamento & seleção; recrutamento especializado; outplacement; gestão do talento temporário; gestão integrada do talento alocado, assessment, RPO e Outsourcing. Pelo segundo ano consecutivo, a Randstad foi listada no Dow Jones de Sustentabilidade como referência em sua área. A empresa é listada na Bolsa de Valores NYSE Euronext.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>