Gestão de processos - o caminho positivo da força
Por Patricia Cotti e Maria Tereza Mazulo*
Dentro da cadeia de processos de Prevenção de Perdas, é preciso ter muito cuidado e cautela ao tratar do recebimento e armazenagem dos produtos. A prioridade de qualquer empresa é atender e satisfazer as necessidades do cliente para, então, chegar a excelência do serviço. E para buscar este resultado é preciso considerar a função do sistema logístico preparada para tal finalidade.
Esta estrutura logística traz consigo um desafio de eficiência, que inclui organização e dinâmica do negócio. Grandes operações são montadas a fim de proporcionar segurança aos produtos desde o seu trajeto até o consumidor final e fatores como o não cumprimento dos processos, excesso de confiança, ausência de controle, ausência de planejamento, falta de treinamento e as “oportunidades” em forma de cumplicidade podem levar toda a estrutura ao fracasso.
Não é novidade que, para ter sucesso em qualquer processo, é preciso ter o envolvimento das pessoas. E no que se refere especificamente a isso, é fundamental dar atenção às quebras e aos desvios, uma vez que todos os itens estão sob o poder de execução e controle dos colaboradores.
Os pulmões logísticos requerem educação e disciplina para enfrentar com êxito os riscos de perdas do negócio. Este binômio apresenta a grande essência do trabalho, que deve estar presente desde a alta hierarquia até às operações. Dessa forma, a gestão tem um papel de grande importância ao conduzir a atividade humana para o caminho positivo da força.
* Patricia Cotti é diretora de conteúdo da Academia de Varejo e Maria Tereza Mazulo é colaboradora da Academia de Varejo
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>