SEGS Portal Nacional

Saúde

Calor intenso aumenta casos de sangramento nasal, mas recorrência exige investigação médica

  • Quarta, 14 Janeiro 2026 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessio Venturelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista alerta que, embora comum no calor, episódios frequentes podem sinalizar condições que vão além do ressecamento nasal

As altas temperaturas registradas em diversas regiões do país têm levado muita gente a lidar com um incômodo relativamente comum no verão: o sangramento nasal. Embora o calor possa, de fato, favorecer esse tipo de ocorrência, especialistas alertam que episódios repetidos não devem ser tratados como algo banal.

Segundo o otorrinolaringologista Dr. Arnaldo Braga Tamiso, do Hospital Paulista, o calor contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, o que facilita o rompimento de pequenos capilares da mucosa nasal. “Isso acontece porque, no tempo quente, os vasos sanguíneos se dilatam e o sangramento tende a ocorrer com maior frequência”, explica.

Além da temperatura elevada, fatores como ressecamento das vias nasais, inflamações locais e pequenas feridas costumam estar entre as causas mais frequentes das hemorragias. Ainda assim, o médico reforça que é preciso atenção especial quando os episódios se tornam recorrentes.

Sinal de alerta para outras condições

De acordo com Dr. Tamiso, o sangramento nasal persistente pode estar associado a diferentes condições de saúde, como desidratação, aumento da pressão arterial e problemas respiratórios. Em situações menos comuns, também pode indicar doenças mais graves.

“O sangramento nasal também pode ser um sinal de alerta para tumores, como nasoangiofibromas, pólipos e hemangiomas, entre outros. Eles estão entre as causas menos prevalentes, mas não podem ser descartados”, alerta o especialista.

Por isso, ele destaca que a hemorragia não deve ser vista apenas como um incômodo pontual. “Quando os sangramentos nasais acontecem repetidamente, eles não podem ser considerados comuns. Pelo contrário, merecem preocupação e, seja qual for a intensidade, devem ser analisados por um otorrino.”

Como agir diante do sangramento

Nos casos esporádicos — como pequenos sangramentos ao assoar o nariz —, não há motivo para pânico. O médico orienta manter a cabeça inclinada para frente, nunca para trás, para evitar engasgos, além de pressionar suavemente as narinas por cerca de dois minutos. “Ao soltar, colocar gelo por cerca de 10 minutos também pode ajudar a conter o sangramento”, orienta.

Durante períodos de calor intenso e tempo seco, a principal medida preventiva é manter a mucosa nasal hidratada. “A hidratação do nariz com soro fisiológico ajuda a evitar o ressecamento. Caso perceba sujeira ou algum corpo estranho, o ideal é lavar com água corrente, evitando cutucar o nariz”, recomenda.

Quando procurar um especialista

Se os sangramentos se repetirem com frequência, a avaliação médica torna-se indispensável. “A consulta com um otorrinolaringologista é essencial para o diagnóstico e o tratamento adequados, que podem incluir medicamentos, cauterizações e, em alguns casos, até cirurgias nasais”, conclui Dr. Arnaldo Braga Tamiso.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial. Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Jan 14, 2026 Saúde

4 cuidados essenciais para proteger a pele no verão

Jan 14, 2026 Saúde

Hérnia Inguinal: O Abaulamento Discreto Que Pode Virar…

Jan 13, 2026 Saúde

A sua casa está te causando alergias?

Jan 13, 2026 Saúde

Abscessos: O Alerta Doloroso do Corpo Que Não Deve Ser…

Jan 13, 2026 Saúde

Tecnologia respiratória avança e reforça o uso correto…

Jan 12, 2026 Saúde

Check-up de início de ano: por que o volume de…

Jan 12, 2026 Saúde

Saúde mental no tratamento oncológico: pacientes…

Jan 12, 2026 Saúde

Quais os gatilhos inflamatórios que podem indicar o…

Jan 09, 2026 Saúde

Verão Laranja: quando o culto ao bronze e a…

Jan 09, 2026 Saúde

Anvisa aprova novo medicamento contra o Alzheimer:…

Jan 09, 2026 Saúde

Prometeu emagrecer em 2026? Cinco ajustes realistas…

Jan 08, 2026 Saúde

Doença de Crohn: A Inflamação Intestinal Que Vai Além…

Jan 08, 2026 Saúde

12 cuidados para garantir a prevenção da sarcopenia…

Jan 08, 2026 Saúde

Manchas após as férias: como recuperar a pele depois do…

Jan 08, 2026 Saúde

O custo oculto da escolha: como o princípio da renúncia…

Jan 07, 2026 Saúde

Alergia a frutos do mar: atenção redobrada no verão

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version