SEGS Portal Nacional

Saúde

Banho quente, o vilão da sua pele

  • Segunda, 19 Mai 2025 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucinaira Souza Andrea
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A exposição frequente à água quente pode intensificar vários problemas de pele - Freepik

Hábito simples pode piorar sintomas de várias doenças de pele. Dermatologista alerta para os perigos invisíveis no seu banho diário e dá dicas para um banho mais saudável

Com a chegada das temperaturas mais frias, típicas dos dias de outono e do inverno, muitos de nós buscamos o conforto de um banho quente. No entanto, a médica dermatologista Dra. Mariana Scribel ressalta que essa prática, apesar de reconfortante, pode ser mais prejudicial do que parece.

"Tomar banhos muito quentes pode comprometer a barreira natural da pele, removendo óleos essenciais e causando ressecamento", alerta a Dra. Scribel, afirmando que pele seca não só é desconfortável, como também pode levar a rachaduras, aumentando o risco de infecções e irritações.

Prejuízos do banho quente

CEO da Clínica Scribel, Dra. Mariana, especialista em tricologia e transplante capilar, explica que a exposição frequente à água quente pode intensificar vários problemas de pele e também do couro cabeludo, entre eles:

Eczema: a água quente remove os óleos naturais da pele, aumentando o ressecamento, um dos principais fatores que desencadeiam o eczema. Além disso, o calor excessivo pode irritar a pele já sensível, provocando coceira e inflamação.

Psoríase: a água quente pode estimular respostas inflamatórias na pele, exacerbando as placas de psoríase e removendo a umidade da pele, o que pode piorar a descamação associados à psoríase.

Caspa: lavar os cabelos com água muito quente pode aumentar a produção de óleo no couro cabeludo, piorando os sintomas da caspa.

Dermatite atópica: o banho quente pode causar irritação e ressecamento, agravando os sintomas da doença.

Rosácea: a temperatura elevada da água pode aumentar a vermelhidão e a dilatação dos vasos sanguíneos.

Pele sensível: O calor excessivo pode provocar irritação e desconforto das peles mais sensíveis.

Acne: apesar de ajudar a abrir os poros, a água quente pode irritar a pele e aumentar a produção de sebo, piorando a acne.

Beleza em risco

Além dos problemas de saúde, a beleza da pele também é afetada quando abusamos do banho quente. "O ressecamento causado pelos banhos quentes e frequentes acelera o envelhecimento da pele, contribuindo para o surgimento de linhas finas e perda de elasticidade", explica a dermatologista.

O banho ideal

Quanto aos cuidados ideais, a Dra. Scribel recomenda banhos levemente mornos, com duração de no máximo 10 minutos. "É importante usar sabonetes neutros e aplicar o sabonete apenas nas axilas, pés e nas áreas íntimas, para minimizar o ressecamento. E a dica de ouro, que sempre dou aos meus pacientes, aplicar o hidratante com a pele ainda úmida, ajuda na absorção do creme e intensificar a hidratação da pele, além de ser muito prazeroso”.

A frequência dos banhos também merece atenção. "No inverno, um banho por dia é suficiente, evitando o uso excessivo de produtos agressivos à pele. Buchas não são recomendadas", sugere a médica. Escolher hidratantes ricos em ceramidas e glicerina pode aumentar a eficácia da hidratação, oferecendo uma barreira adicional contra o frio.

Para aqueles que não abrem mão de um banho relaxante, fazer ajustes simples pode ser a chave para uma pele mais saudável e protegida. “Ao equilibrar o desejo pelo calor com práticas de autocuidado, como a hidratação, o skincare e o relaxamento após o banho, é possível passar pelo outono e inverno com conforto e segurança, sem colocar a saúde da pele em risco”, finaliza a especialista.

Quem é Dra. Mariana Scribel?

Dra. Mariana Scribel (CRM 33655|RQE 28440) é médica dermatologista, CEO da Clínica Scribel (Pelotas/RS) um dos maiores núcleos de tecnologias da dermatologia do Rio Grande do Sul.

Especialização em Dermatologia Estética, possui especializações realizadas em diversos centros de referência no mundo, como em Israel, Nova Iorque e Zurique. Além disso, é especialista em Tricologia Médica (especialidade da dermatologia que estuda e trata os problemas dos cabelos, do couro cabeludo e dos pelos) e em Transplante Capilar.

Preceptora do ambulatório de doenças capilares do serviço de residência de dermatologia da PUCRS e referência em dermatologia estética e tricologia no RS

Dra. Mariana Scribel (CRM 33655|RQE 28440) é médica dermatologista, CEO da Clínica Scribel A exposição frequente à água quente pode intensificar vários problemas de pele


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version