SEGS Portal Nacional

Saúde

Endometriose e fertilidade: como cuidar da saúde pode ajudar quem quer engravidar

  • Segunda, 12 Mai 2025 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência VFR
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Rotinas com dieta equilibrada, atividade física e apoio psicológico auxiliam no combate à doença que afeta milhões de brasileiras

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose (7/5), especialistas reforçam a importância dos hábitos saudáveis no controle da doença e, consequentemente, no aumento das chances de gravidez. Cerca de 10,4 milhões de mulheres convivem com a endometriose no Brasil, sendo o principal grupo de risco composto de mulheres jovens e em idade materna.

Trata-se de uma doença ginecológica crônica, com causas diversas como fatores genéticos, hormonais, imunológicos e menstruais, que afeta o tecido do endométrio, fazendo com que ele cresça fora do útero, inflamando órgãos e causando sintomas como cólicas intensas, dor ao evacuar, fadiga, desconforto durante o sexo e dificuldade para engravidar.

A boa notícia é que mudanças simples no estilo de vida podem fazer a diferença. Atividades físicas leves, alimentação saudável e apoio psicológico são aliados importantes no controle da doença, inclusive para mulheres que desejam ser mães.

“Uma rotina com alimentação equilibrada e exercícios regulares ajuda a reduzir a inflamação e regular as manifestações, melhorando a qualidade de vida da paciente. Além disso, aumenta as chances de concepção, já que a endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina”, explica Francis Helber, cirurgião ginecológico do Hospital São Luiz São Caetano, da Rede D’Or.

Para mulheres que pretendem engravidar, o controle da inflamação é essencial porque a endometriose provoca uma reação inflamatória crônica nos órgãos reprodutivos, o que pode comprometer o funcionamento das trompas, alterar a qualidade dos óvulos e dificultar a implantação do embrião no útero.

“Ao adotar hábitos que reduzem essa inflamação a mulher melhora o ambiente reprodutivo e pode aumentar suas chances de engravidar, especialmente em casos de endometriose em estágio leve ou moderado”, explica o médico do São Luiz São Caetano.

A unidade, localizada no ABC paulista, conta com um Núcleo especializado dedicado ao atendimento de endometriose, com uma equipe multiprofissional composta por ginecologistas, cirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, que atuam de forma integrada para oferecer diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.

De acordo com o especialista, o impacto da endometriose vai além da dor física e da infertilidade. “Ela pode afetar a bexiga, os intestinos, os ureteres e até o diafragma, trazendo sintomas que interferem no bem-estar e na saúde emocional. Por isso, o tratamento precisa ser individualizado e contar com diferentes profissionais”, completa Herber.

Entre os hábitos que ajudam no alívio dos sintomas, estão caminhadas, natação, pilates, yoga e outros exercícios aeróbicos de baixa intensidade. Já na alimentação, recomenda-se o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes ricos em ômega-3 e carnes magras, alimentos com propriedades anti-inflamatórias naturais.

O tratamento da endometriose é multidisciplinar, com suporte de ginecologistas, cirurgiões, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. “A prática regular de atividades físicas e o acompanhamento psicológico aumentam os níveis de endorfina, contribuindo para o bem-estar, autoestima e controle da dor. Fisioterapia e psicoterapia completam esse cuidado integral”, afirma Helber.

O especialista destaca que, em casos mais graves, quando há dor intensa e falha no tratamento clínico, pode ser necessário um procedimento cirúrgico. “A videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva, permite a retirada precisa dos focos da doença com pequenas incisões no abdômen”, explica.

O São Luiz São Caetano, primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, é referência em alta complexidade para a região do ABC. Comprometido com a excelência, a unidade possui tecnologia de ponta e equipe médica altamente qualificada, garantindo cuidado integral e seguro aos pacientes. Desde 2022, o hospital conta com a certificação da Joint Commission International (JCI), uma das principais acreditações internacionais de qualidade.

Sobre a Rede D’Or

Maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos.

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version