SEGS Portal Nacional

Saúde

Puerpério com apoio integral chega ao brasil

  • Sexta, 09 Mai 2025 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Coronel
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Uma novidade para as mamães que acabaram de dar à luz. Pela primeira vez, as mulheres poderão contar com os cuidados da medicina integrativa no pós-parto, período que exige muita atenção com o corpo, mas também apoio emocional e orientação de profissionais capacitados. Trata-se da MamaZen, empresa que foca no puerpério para que essa etapa da vida – que pode durar mais de seis semanas – seja mais leve. Pós-graduada em medicina integrativa pela PUC-RJ, a médica Marianna Marques criou uma rede de apoio com os serviços fundamentais à mulher no pós-parto, ao observar, a partir de estudos junto a instituições de pesquisa, uma grande carência por este tipo de acolhimento.

Nessa fase da vida da mulher, sempre é mais complicado conciliar os cuidados pessoais com os do bebê. Entretanto, a ajuda de pessoas para a realização de tarefas da casa e orientação com os cuidados do corpo e com o bebê fará toda a diferença e ainda pode sobrar um tempinho para a mamãe cuidar de si e evitar, assim, que o conhecido blues puerperal – que afeta até 85% das mulheres – não se torne um episódio mais grave.

Em outras palavras, é um momento de intensas transformações físicas e emocionais, marcadas pela recuperação do corpo, os ajustes hormonais e a chegada de um novo ser à rotina familiar. Sob o mesmo ponto de vista, nesta fase, não é apenas o recém-nascido que precisa de cuidados. A puérpera requer atenção médica, psicológica, afetiva e prática. Nesse sentido, a MamaZen dispõe de auxílio online e presencial, com enfermeiras obstétricas, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, acupunturistas e doulas.

A médica Marianna Marques destaca que a presença das enfermeiras obstétricas no pós-parto tem papel fundamental e possibilita detectar precocemente sinais de possíveis complicações. Como observado nos Dados do Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna, do Ministério da Saúde, que indicam óbito de 62 pessoas em 2024 em função de infecção puerperal. Do mesmo modo, o Painel de Óbitos de Gestantes e Puérperas do Observatório Obstétrico Brasileiro (OOBr) demonstra um elevado número de 400 mortes de mulheres no puerpério no mesmo período.

- O propósito primordial da MamaZen é o de possibilitar às mães puérperas uma recuperação mais rápida e segura. O nosso olhar é para a saúde como um todo, na busca de mais vitalidade nessa etapa da vida da parturiente, auxiliando na sua conexão com o seu corpo e a mente, a partir de um acompanhamento que gera o bem-estar e visa, ainda, uma melhor interação com o bebê e a família -, explica a médica.

Por que o puerpério é um período tão delicado?

Nesse sentido, o pós-parto impõe algumas limitações, tais como o repouso, e ainda mais porque muitas mulheres sentem dor e desconfortos físicos e emocionais. Para passar por esse período de forma mais tranquila, a médica Mariana orienta que haja uma alimentação equilibrada, hidratação e descanso. Ao mesmo tempo, o apoio de profissionais capacitados para atuar na recuperação do parto, seja ele normal ou cesariana, se torna fundamental.

Nessa fase, é comum que as alterações hormonais gerem dificuldades emocionais, além da chegada de um novo ser à família. Do mesmo modo, ainda há a amamentação e as dificuldades com a ‘pega’ do bebê aos seios, que, se não for de forma correta, pode causar feridas, além de gerar receio nas mães de não conseguir produzir leite o suficiente. De acordo com a CEO da MamaZen, Dra. Mariana, as enfermeiras obstétricas e as doulas são essenciais para o apoio às puérperas e contribuem para tornar a amamentação mais tranquila. “As mães relatam dor ao amamentar, ferimento e sangramento do mamilo. Com suporte e orientação e a ‘pega’ correta com a posição adequada, é possível passar por essa etapa sem nenhum transtorno”, informa.

O que é o mercado de saúde integrativa no Brasil?

O mercado de saúde integrativa no Brasil contempla uma abordagem holística na qual considera o indivíduo como um todo e suas diversas dimensões, como a física, mental, emocional, espiritual e social, utilizando práticas convencionais, complementares e tradicionais (não convencionais), e envolve mudanças no estilo de vida, na alimentação, na prática de atividade física e no equilíbrio emocional e mental. O principal objetivo da medicina integrativa envolve colocar o paciente no centro do tratamento a partir de uma análise ampla da saúde do indivíduo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version