SEGS Portal Nacional

Saúde

Vai ter chocolate, sim! Dicas para manter shape até na Páscoa

  • Quarta, 16 Abril 2025 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Escolha o chocolate certo e ganhe saúde - Freepik

Nutricionista funcional e personal trainer orientam como aproveitar a data especial sem atrapalhar a dieta

Para quem está em processo de emagrecimento, a aproximação da Páscoa pode ser algo tenso e incômodo: afinal, a reunião em família geralmente acontece ao redor de uma mesa repleta de gostosuras calóricas. É bacalhoada, massa, arroz, sobremesa e chocolate, muito chocolate.

Mas, será possível aproveitar o feriado sem comprometer os resultados da dieta e dos treinos, sem culpa e sem estresse? Segundo o personal trainer Leandro Twin e o nutricionista funcional Diogo Cirico, da Growth Supplements, é possível!

Ambos são categóricos em afirmar que dá para comer bacalhau e chocolate mantendo o shape. “Tudo depende da escolha do chocolate e das quantidades. Dietas muito restritivas podem levar a episódios de compulsão. O segredo é dosar a quantidade”, comenta Cirico.

Se você for preparar as refeições, cuidado com a quantidade do azeite, produto extremamente calórico. “Outra dica é sempre oferecer saladas e legumes. Comece a refeição pelos vegetais, que oferecem sensação de saciedade com menos calorias, antes de partir para os pratos mais calóricos”, detalha o nutricionista.

Bacalhoada tá liberada, desde que maneire no azeite

Escolha saudável

Quando o assunto é chocolate, a escolha e a quantidade fazem toda a diferença. Os chocolates meio amargo e amargo têm 50% e 70% de cacau, respectivamente, e menor quantidade de açúcar que as demais opções. Pesquisas científicas apontaram que ele é rico em polifenóis e flavonoides, substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso significa que esses tipos de chocolate podem ajudar na regulação da pressão arterial; na redução do risco de infarto e AVC; do colesterol e ainda produzem serotonina, gerando sensação de bem-estar. Não se pode dizer o mesmo dos outros tipos. “A versão ao leite (25% a 50% de cacau) tem alto teor de açúcar, leite e emulsificantes. Já a versão branca contém apenas 20% de manteiga de cacau e é rica em açúcar e gordura. Então, prefira as versões amargas. Mas atenção à quantidade consumida, mesmo que seja uma opção saudável os chocolates com alta concentração de cacau são igualmente calóricos”, comenta Cirico.

A quantidade ideal de chocolate amargo varia conforme as necessidades energéticas individuais. Para quem busca perder peso, recomenda-se até 25g diárias. Se a pessoa estiver em dieta de ganho de massa, pode consumir até 100g.

Saiba escolher o tipo de chocolate

Dia seguinte

Depois do feriado, não é preciso fazer nenhum processo de desintoxicação comprando suplementos ou fórmulas mágicas. Basta reduzir os alimentos com alto teor de açúcar, gorduras, industrializados e álcool. “Aposte em alimentos desintoxicantes naturais, ricos em polifenóis, vitaminas C e E, resveratrol, quercetina, vitaminas B6 e B9, magnésio e zinco, presentes em alimentos como suco de uva, cebola, alho, espinafre, carnes vermelhas e castanhas”, enumera o nutricionista.

Retome os treinos

Para aqueles que esquecem a rotina nos feriados, o personal trainer Leandro Twin orienta fazer, pelo menos, uma hora de caminhada acelerada para aumentar o gasto calórico. Com o fim do feriado, a recomendação é retomar imediatamente e priorizar a musculação, atividade fundamental para manter a massa muscular durante o processo de emagrecimento.

Combinar exercícios de força com aeróbicos potencializa o déficit calórico. Twin sugere que os treinos sejam feitos em horários separados, mas caso não seja possível, recomenda realizar primeiro a musculação (com máxima energia) e depois o aeróbico.

Com essas orientações, é possível aproveitar os chocolates com moderação e voltar à rotina saudável rapidamente, mantendo os resultados conquistados com tanto esforço durante o ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version