SEGS Portal Nacional

Saúde

Fibromialgia: dor generalizada e fadiga intensa

  • Segunda, 24 Fevereiro 2025 18:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Helena Antoniadis 
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Fibromialgia - divulgação

Reumatologista explica como reconhecer os sintomas e quais tratamentos disponíveis para amenizar as dores e ter mais qualidade de vida

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética e sensibilidade aumentada em múltiplos pontos do corpo. Embora sua causa exata ainda não seja completamente compreendida, sabe-se que a doença está relacionada a alterações na forma como o cérebro processa sinais de dor. Mais comum em mulheres entre 30 e 60 anos, a fibromialgia pode estar associada a fatores genéticos, condições psiquiátricas e a poder vir associada a outras condições reumáticas.

Além das dores difusas, outros sintomas podem estar presentes, como a sensação de sono não reparador — fazendo com que a pessoa acorde cansada e com fadiga intensa —, alterações de humor, incluindo depressão e ansiedade, além de esquecimentos frequentes e dificuldade de concentração. A reumatologista da clínica EVCITI, do grupo CITA, Dra. Fernanda Lopes, destaca que, ao perceber a associação desses sintomas à dor muscular crônica, é fundamental buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e início do tratamento, visando o alívio da dor e a melhora na qualidade de vida.

O tratamento para Fibromialgia deve ser adaptado às necessidades individuais de cada indivíduo, como explica a Dra. Fernanda Lopes: “O médico deve considerar quais os sintomas que afetam mais a qualidade de vida do paciente. Deste modo, iniciamos o tratamento para aliviar a dor, melhorar o sono e reduzir sintomas como fadiga e distúrbios do humor”.

Os medicamentos variam entre os antidepressivos que atuam no humor, no controle da dor e melhora a qualidade do sono; relaxantes musculares; analgésicos que, geralmente, são mais eficazes quando combinados a outras abordagens terapêuticas, e, por fim, os gabapentinoides, que são fármacos como gabapentina e pregabalina, que ajudam a reduzir a hipersensibilidade do sistema nervoso central à dor, além de também contribuírem para uma melhor qualidade do sono.

Aliado ao tratamento medicamentoso, a reumatologista orienta a realização de exercícios físicos e psicoterapia: “Tanto atividades aeróbicas como resistidas representam um pilar central do tratamento e da melhora dos sintomas. É necessário iniciar progressivamente, pois pode ocorrer desconforto muscular com necessidade de períodos maiores de recuperação após atividades. Apesar disso, a melhoria dos sintomas é visível com o passar do tempo”, diz a médica. “Para um resultado ainda mais eficaz, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, quando necessário, é fundamental, já que distúrbios do humor como ansiedade generalizada e depressão são muito frequentes nos pacientes com fibromialgia”, complementa Fernanda Lopes.

Devido às dores difusas, a fibromialgia pode dificultar a realização de atividades diárias, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes e tornando tarefas simples mais desafiadoras. Em casos mais intensos, essas limitações podem afetar a capacidade laboral, tornando a rotina profissional mais difícil e, em algumas situações, exigindo adaptações no ambiente de trabalho. Embora a fibromialgia não tenha cura, o tratamento adequado permite o adequado controle dos sintomas, possibilitando uma vida com qualidade e bem-estar.

“Dessa forma, a Fibromialgia exige uma abordagem multidisciplinar para manejo adequado dos sintomas, incluindo estratégias de exercício supervisionado, fisioterapia e ajustes no estilo de vida para minimizar os impactos físicos da condição”, pontua a reumatologista.

Dra Fernanda Lopes é reumatologista da Clínica EVCITI pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida). Possui residência médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP) e é preceptora da Residência de Reumatologia do mesmo serviço.

Sobre a Clínica EVCITI

A EVCITI Terapia Assistida pertence ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapias Assistidas), uma holding referência em todo Brasil para tratamentos de doenças raras e autoimunes composta por cinco clínicas, IBIS, Novaclin e Cliagen, em Salvador e EVCITI e Quiron, em São Paulo elencadas no core business: neuroimunologia, reumatologia, dermatologia e gastroenterologia.

O Grupo dispõe de médicos especializados em alta complexidade e cuidado com o paciente, trabalhando dentro das normas rígidas de segurança e qualidade, buscando sempre o aperfeiçoamento e a melhoria dos seus serviços.

A EVCITI possui o selo de acreditação de excelência Nível 3 ONA pela Organização Nacional de Acreditação, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O nível 3 comprova que a clínica atingiu a excelência, adotando indicadores para a avaliação de resultados.

Recentemente a EVCITI recebeu o selo DNA USP, reforçando a sua excelência e inovação.

Clínica EVCiti – Grupo CITA |@clinicaevciti
Av. 09 de Julho, 3755 – Jardim Paulista – São Paulo – SP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version