SEGS Portal Nacional

Saúde

Pesquisa revela por que alguns casos de obesidade são tão difíceis de tratar; entenda

  • Quinta, 28 Novembro 2024 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Nathan
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Freepik

Especialista fala sobre assunto recente que aborda a “memória das células de gordura”

A obesidade é uma doença crônica que se manifesta com a acumulação excessiva de gordura no corpo e atinge milhões de pessoas em todo o mundo desde sempre. Apesar disso, ano após ano novas descobertas são feitas sobre essa condição, de forma a ajudar a saúde mundial. Dessa vez, novas pesquisas revelaram que a obesidade carrega uma memória biológica que pode explicar a volta do ganho de peso, mesmo após esforços consideráveis de emagrecimento. Quem explica é o médico intensivista e nutrólogo José Israel Sanchez Robles.

O especialista fala do estudo recente, publicado na revista Nature, que detalhou como as células de gordura possuem uma memória epigenética da obesidade. Essa memória não é facilmente apagada, persistindo mesmo após uma perda significativa de peso. “Os adipócitos, ou células de gordura, sofrem alterações no epigenoma — o conjunto de marcas químicas responsáveis por regular a expressão gênica. Essas modificações podem impactar as funções normais destas células, induzindo um mecanismo de adaptação que busca restaurar o estado metabólico associado à obesidade anterior”, explicou.

José Israel reforçou que pesquisadores, liderados pela bióloga Laura Hinte, investigaram os tecidos adiposos de humanos e camundongos, revelando que os genes das células de gordura se comportam de maneira diferente em pessoas obesas em comparação com aquelas que nunca estiveram obesas. “Mesmo após intervenções como cirurgias bariátricas ou dietas rigorosas, os adipócitos preservam padrões de atividade genética característicos do estado obeso. Esse fenômeno pode contribuir para a tendência de recuperação do peso perdido ao longo do tempo, evidenciando os desafios na manutenção de resultados a longo prazo”, completou o médico.

A principal descoberta, ainda segundo o especialista, é que as células de gordura “lembram” a obesidade, o que as torna mais propensas a reagir de forma exagerada a alimentos ricos em gordura e açúcar. “Esse fenômeno pode ser um dos fatores responsáveis pelo conhecido "efeito sanfona", caracterizado pela perda e recuperação cíclica de peso. O comportamento das células adiposas indica que a obesidade vai além de questões comportamentais ou de disciplina, configurando-se como uma condição na qual o organismo apresenta uma predisposição biológica para preservar o peso elevado”, disse.

Esse padrão de comportamento, ainda de acordo com as pesquisas, é uma consequência das alterações epigenéticas, que tornam as células de gordura mais propensas ao armazenamento de gordura, levando ao reganho de peso. “Embora a descoberta da memória epigenética associada à obesidade represente um avanço significativo na compreensão dessa condição, muitas questões ainda permanecem sem resposta. Pesquisadores ressaltam que, apesar das alterações observadas no epigenoma, ainda não está claro por quanto tempo essas modificações permanecem ativas no organismo”, pontua José Israel.

Portanto, o médico lembra e repete o que o estudo sugere: “A prevenção da obesidade é fundamental, especialmente considerando que a manutenção da perda de peso a longo prazo frequentemente exige um acompanhamento médico mais intensivo, maior esforço e a adoção de estratégias contínuas. Esses cuidados são indispensáveis para que indivíduos com obesidade alcancem e mantenham uma vida mais saudável”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version