SEGS Portal Nacional

Saúde

Especialista alerta para o perigo do retorno do sarampo

  • Sexta, 18 Fevereiro 2022 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Cantoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O estado de São Paulo está em alerta com a possibilidade de ocorrência de surtos de sarampo. Doença essa que já estava eliminada e voltou a se manifestar devido as baixas coberturas vacinais motivadas pelos movimentos contra as vacinas. Outro fator que acentuou ainda mais os números de casos é o COVID-19, que dificultou o cumprimento do calendário vacinal por parte dos pais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, diferentes países em todas as regiões do mundo reportam 59.553 casos de sarampo em 2021. Nas Américas, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, foram registrados 715 casos de sarampo em três países (Brasil, EUA e Guiana Francesa). No Brasil foram registrados 668 casos da doença em seis estados. Nos últimos cinco anos, o país observou uma queda gradativa da cobertura vacinal (CV) para a vacina tríplice viral (VTV), na primeira e segunda dose, em todo seu território e três estados permanecem com casos confirmados, incluído o São Paulo.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa, causada por um vírus da família Paramyxoviridae. Segundo a pediatra e infectologista do Hospital Universitário de Jundiaí, Dra. Márcia Borges Machado os sintomas são febre alta acima de 38,5, prostração, exantema maculopapular (erupções avermelhadas na pele, que começam no rosto e atrás do pescoço e passam para o tronco e membros), tosse seca, coriza e conjuntivite não purulenta que podem durar em geral 7 a 10 dias. Outras complicações são otite, Diarreia e encefalite.

É uma doença disseminada facilmente em áreas com alta densidade populacional e não existe predisposição quanto à raça, sexo e idade. A maior letalidade está associada às condições socioeconômicas desfavoráveis. O vírus do sarampo é altamente contagioso e, na presença de pessoas não imunizadas, pode manter-se em níveis endêmicos, com comportamento sazonal, produzindo epidemias recorrentes.

A transmissão ocorre diretamente de pessoa para pessoa por meio de secreções nas faríngeas expelidas ao tossir, espirrar e fala. “O tratamento é de suporte, com analgésicos, antitérmicos e se necessário hidratação venosa e antibióticos se houver infecção bacteriana secundária, por exemplo, pneumonia”, explicou a Dra.

A doença pode ser evitada através da vacinação. Os critérios de indicação de vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: idade, características clínicas da doença, ocorrência de outros surtos, ter adoecido por conta do sarampo durante a vida toda, entre outros.

O Sarampo é uma doença que na sua gravidade, pode ser fatal, levando o paciente a óbito. Por isso, é extremamente importante não ignorar a importância da vacinação orientada. Esteja sempre em alerta e preparado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version