SEGS Portal Nacional

Saúde

Juntos, cirurgião-dentista e médico anestesiologista possibilitam atendimento em casos especiais

  • Sexta, 21 Janeiro 2022 10:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cecilia Loreto Mack
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Trabalho conjunto e inovador de dentista e médica anestesista permite a ampliação do atendimento a PCDs, acamados e também a pacientes “odontofóbicos”

O cirurgião-dentista que vive a rotina de atendimentos em consultório, domiciliar ou hospitalar sabe da importância de se oferecer conforto e cuidados adequados aos pacientes com necessidades especiais, de forma humanizada. Em diferentes casos e por diferentes razões, aplicar apenas anestésicos locais para a consecução de procedimentos odontológicos não é viável, sendo necessário o uso da sedação leve a moderada. É aí que entra em cena o médico anestesiologista.

“Após o início da pandemia da Covid-19, notamos aumento no número de pacientes com traumas e fobias ao atendimento odontológico, apresentando altos graus de ansiedade. Em alguns casos, é preciso lançar mão da sedação junto ao médico anestesista, especialmente em procedimentos mais demorados, como é o caso de múltiplos implantes dentais”, exemplifica o Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado em PCDs, pacientes oncológicos, idosos, pediátricos com necessidades especiais e acamados.

Em casos específicos, em que o paciente tem alguma condição que não o permite colaborar com o dentista durante os procedimentos, ou no caso de pacientes que apresentem “odontofobia” extrema (forte aversão aos procedimentos odontológicos, especialmente os prolongados), o Dr. Regazi conta com a parceria da Dra. Priscila Costa, médica anestesiologista.

“Este trabalho conjunto é algo relativamente novo no mercado, e possibilita a sedação ideal para cada paciente, além de um atendimento humanizado, no qual o cirurgião-dentista faz seu trabalho com tranquilidade. Nestes casos, acompanho toda a cirurgia, tanto em consultório ou clínicas em ambiente extra hospitalar”, explica a Dra. Priscila.

Vale ressaltar que em cirurgias odontológicas, a sedação com o médico anestesiologista não exclui os anestésicos locais. “Neste caso, mesmo que o paciente acorde durante a cirurgia, ele não sente dor”, complementa o Dr. Thomaz.

Como é feito o atendimento conjunto

O paciente passa primeiro por consulta prévia, na qual o anestesiologista fica a par das condições clínicas do paciente e de seus exames. O médico poderá solicitar exames complementares e/ou avaliação por outros especialistas, desde que baseado na condição do paciente e no procedimento proposto, conforme a resolução nº 2.174/2017 do Conselho Federal de Medicina.

Conforme o plano anestésico traçado, o grau de sedação pode ser de leve a moderado. Na sedação mais leve, o paciente entra em um estado de relaxamento, responde aos comandos verbais durante a cirurgia, mas não tem plena consciência. Na moderada, a sedação é feita com o mínimo de medicação para que o paciente entre em um estado transitório de inconsciência durante o procedimento, e mantenha a respiração espontânea e todos os reflexos de tosse e deglutição.

“Este tipo de sedação anestésica apresenta um despertar rápido. Com 10 minutos após o fim dos procedimentos, o paciente já recupera os sentidos e já está andando e conversando. Em geral, é necessário aguardar 30 minutos para acompanhar o paciente na sua recuperação, para então liberá-lo com um acompanhante”, conclui a médica anestesiologista.

Sobre o Dr. Thomaz Regazi – O Dr. Regazi é especializado no atendimento odontológico a pessoas com diferentes necessidades específicas de atendimento -- pacientes oncológicos, idosos, pediátricos e acamados. Ele atende pacientes internados em hospitais de referência na cidade de São Paulo e também em seu consultório, localizado no bairro de Perdizes. O cirurgião-dentista é formado pela Universidade Nove de Julho - São Paulo, Pós Graduado em Saúde Pública pela UniBF, Mestrando em Odontologia pela UNIARARAS, Membro da CBROHI - Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Especializando em Odontologia Hospitalar no Albert Einstein Instituto, Especializando em Pacientes com Necessidades Especiais pela UniBF e Pós Graduando em Cannabis Medicinal pela Inspirali.

Sobre a Dra. Priscila Costa da Silva – A Dra. Priscila é médica anestesiologista, CEO da H.Tot, empresa de anestesia que leva toda estrutura necessária para realizar um ato cirúrgico sob sedação com segurança para clinicas e consultórios, contando apenas com o apoio de um médico anestesiologista, uma enfermeira e uma farmacêutica. Formada em medicina pela Universidade Federal do Amazonas, fez residência em anestesiologia no Hospital de Base de São José do Rio Preto, e cursou MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica RS. É médica autônoma em unidades ambulatoriais tipo 1 e 2, com serviços ambulatoriais de sedação (Odontologia, Oftalmologia, Dermatologia e Cirurgia Plástica).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version