SEGS Portal Nacional

Saúde

Pacientes com mieloma múltiplo aguardam atualização dos protocolos de diagnóstico e tratamento no SUS

  • Quarta, 05 Janeiro 2022 10:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda D'Ávila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença é um tipo de câncer na medula óssea

Cerca de 7,6 mil pessoas são diagnosticadas com mieloma múltiplo (MM) a cada ano, no Brasil. Trata-se de um câncer que se desenvolve na medula óssea, devido ao crescimento descontrolado dos plasmócitos, um tipo de glóbulos brancos. Representa 1% de todos os tipos de câncer e 10% dos tumores hematológicos.

O tratamento depende do quadro clínico do paciente e pode envolver quimioterapia, radioterapia e transplante autólogo de medula óssea. Os avanços em pesquisas têm disponibilizado novos medicamentos e tecnologias que melhoram o diagnóstico e a qualidade de vida e sobrevida.

Um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes ainda é a falta de conhecimento por grande parcela da sociedade médica dos sinais, como cansaço e fraqueza devido à anemia; infecções constantes, fraturas espontâneas e dor óssea, entre outros. O diagnóstico continua muito tardio em decorrência deste desconhecimento. Pacientes diagnosticados precocemente podem viver melhor, mesmo com a limitação de acesso a novos medicamentos no SUS.

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de mieloma múltiplo estão em período de revisão. A Conitec - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde iniciou a avaliação agora em dezembro, mas deu parecer desfavorável às seguintes propostas:

- Teste citogenético por Hibridização in Situ por Fluorescência (FISH) para detecção de alterações citogenéticas de alto risco em pacientes com mieloma múltiplo;

- Lenalidomida para terapia de manutenção em pacientes com mieloma múltiplo submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas;

- Lenalidomida para terapia de indução e manutenção em pacientes com mieloma múltiplo inelegíveis ao transplante de células tronco hematopoiéticas;

- Daratumumabe em monoterapia ou associado à terapia antineoplásica para o controle do mieloma múltiplo recidivado ou refratário.

“Temos, agora, a consulta pública, para que a sociedade pacientes e familiares possam apresentar argumentos sobre a importância da atualização do tratamento da doença”, afirma Andrea Bento, cofundadora da Colabore com o Futuro. A consulta pública nº 113/2021 quer ouvir a opinião da população sobre a inclusão do Daratumumabe no SUS para os pacientes de mieloma. Esse medicamento aumenta o tempo de vida e qualidade de vida dos pacientes, e já está disponível para quem possui plano de saúde. O processo está aberto até o dia 17/01/22.

Mais informações sobre a atualização do PCDT de mieloma múltiplo podem ser acessadas em http://conitec.gov.br/pcdt-em-elaboracao

Sobre a Colabore com o Futuro

A Colabore com o Futuro é a primeira empresa de mobilização social e advocacy da América Latina. O objetivo das ações é mobilizar a sociedade a participar das decisões de saúde junto ao governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version