SEGS Portal Nacional

Saúde

Excesso de peso e obesidade afetam fertilidade da mulher e podem representar riscos durante gestação

  • Segunda, 27 Dezembro 2021 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cíntia Paes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mulher grávida na balança - Divulgação

De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade das brasileiras estão acima do peso e quase 23% delas, obesas

Mais da metade da população brasileira está com excesso de peso ou obesidade. Além de colocar a saúde em risco, o sobrepeso pode afetar a fertilidade, principalmente da mulher. Em caso de gestação, são necessários cuidados específicos para não colocar a saúde da mãe e nem a do bebê em risco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado excesso de peso o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 kg/m². E, a partir de IMC 30 kg/m², a pessoa está obesa. De acordo com pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, realizada em 2019 e divulgada em 2020, 57,5% da população adulta brasileira estava com IMC acima de 25 kg/m². Considerando apenas as mulheres, eram 56,2%. Nos dados sobre obesidade, eram 21,5% dos brasileiros adultos. E entre as mulheres, 22,6% delas estavam obesas.

“O excesso de peso pode provocar problemas cardiovasculares, alterações anatômicas e desequilíbrio hormonal. E esse desequilíbrio causa disfunções menstruais e falta de ovulação - a anovulação. Com esse quadro, a mulher pode enfrentar subfecundidade ou até infertilidade.”, explica a médica especialista em reprodução assistida, Cláudia Navarro.

A recomendação para a mulher que está acima do peso e pretende engravidar é buscar a ajuda de um especialista em reprodução humana. “O profissional vai apresentar alternativas, como indução da ovulação, inseminação intrauterina ou até mesmo a fertilização in vitro. Mas é muito importante ressaltar que, antes de se iniciar o tratamento, é indicada a perda de peso com acompanhamento multidisciplinar”, alerta Cláudia.

Obesidade na gravidez

A mulher que tem sobrepeso e engravida precisa tomar alguns cuidados durante a gestação. O risco de aborto e complicações na gravidez pode aumentar pelo excesso de peso, que também pode causar problemas como pré-eclâmpsia e diabetes.

“No caso de mães diabéticas, há cerca de 50% de chances de que ocorra macrossomia fetal, ou seja, excesso de peso para a idade gestacional, e hipoglicemia. Outro problema que pode ser provocado pelo excesso de peso é a pré-eclampsia, que pode até representar risco de interrupção da gravidez antes da hora, o que irá provocar a prematuridade fetal com todas suas consequências”, comenta a médica.

Controle do peso

Manter uma dieta balanceada é fundamental e é importante que mãe e bebê recebam todos os nutrientes necessários. O ganho de peso nesse período é normal, mas, ao contrário do que o senso comum diz, a gestante não precisa “comer duas vezes mais”. Quem está com peso ideal costuma ganhar em torno de 10kg. Já quem apresenta sobrepeso deve manter esse aumento em, no máximo, 7 kg.

O acompanhamento da saúde da mulher como um todo, durante toda a gestação, é fundamental porque maus hábitos alimentares na gravidez também resultam em consequências após o parto. “Quase 50% das mulheres mantêm alguns dos quilos adquiridos nesse período. A atividade física supervisionada pode ser uma aliada no controle de peso durante a gestação”, orienta Cláudia Navarro.

Sobre Cláudia Navarro

Cláudia Navarro é especialista em reprodução assistida. Graduada em Medicina pela UFMG em 1988, titulou-se mestre e doutora em Medicina (obstetrícia e ginecologia) pela instituição federal. Atualmente, atua na área de reprodução humana, trabalhando principalmente os seguintes temas: infertilidade, reprodução assistida, endocrinologia ginecológica, doação e congelamento de gametas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version