SEGS Portal Nacional

Saúde

Ceia de Natal: “coma alimentar” pode prejudicar o sono

  • Quinta, 23 Dezembro 2021 06:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lígia Batista
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista do sono lista alimentos para serem consumidos com moderação na época de festas

O Natal está logo ali, e com ele chega o espírito natalino, a troca de presentes e, principalmente, um cardápio repleto de pratos deliciosos. Entretanto, durante a época de festas, é importante ficar atento ao consumo de certos alimentos para não sofrer o chamado “coma alimentar”, a sensação de grande sonolência após as refeições, o que pode prejudicar a qualidade do sono e os momentos de relaxamento.

“Como o nosso corpo precisa de muita energia para digerir os alimentos, principalmente nessa época de festas, que costumamos comer mais, o ideal é comer 2 a 3 horas antes de dormir, para dar ao corpo tempo suficiente para a digestão. Assim, a temperatura corporal fica mais equilibrada, permitindo uma boa noite de sono”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma – The Sleep Company.

Para garantir um sono de qualidade no final do ano, confira alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação durante a ceia de Natal:

Queijo: Como é um alimento rico em tiramina, que induz a produção de noradrenalina, o queijo acaba estimulando o cérebro e nos mantém acordados por mais tempo. Além disso, como é de difícil digestão, nosso corpo permanece nas fases de sono REM por mais tempo do que o normal, impedindo-nos de descansar totalmente durante a noite.

Doces: Quem não gosta de rabanadas ou doces natalinos? Entretanto, é melhor evitar as guloseimas antes de dormir. Os alimentos doces aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, mas despencam durante o sono. Com isso, as glândulas suprarrenais enviam um alerta de que há algo errado, aumentando os níveis de cortisol e podendo despertar o corpo do sono.

Cafeína: Se consumida perto da hora de dormir, a cafeína pode interferir nos ritmos circadianos da melatonina, atrasando o início do sono.

Álcool: O excesso de bebidas alcoólicas prejudica a fase do sono REM, o que faz com que as pessoas acordem após apenas poucas horas de sono e torna difícil voltar a dormir.

Sobre a Emma – The Sleep Company

Emma – The Sleep Company é uma empresa alemã da indústria do sono e a mais premiada da Europa. Fundada em 2013 por Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Müeller, a empresa tem sede em Frankfurt (Alemanha) e atua globalmente em mais de 30 países, com mais de 800 colaboradores, e com escritórios em Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China). Na América Latina, além do México, a Emma está presente no Brasil, onde opera desde 2019, no Chile e, mais recentemente, na Argentina e na Colômbia.

Seu carro-chefe é o colchão vendido online dentro de uma caixa (bed-in-a-box), que o cliente pode testar por até 100 noites e devolver se não ficar satisfeito. Com o uso de tecnologia de ponta alemã e alto investimento em P&D, a companhia vendeu, em 2020, 1,5 milhão de colchões mundialmente. Além disso, no mesmo ano, a empresa atingiu um faturamento de 405 milhões de euros, uma taxa de crescimento de 170% em relação ao ano anterior. A Emma – The Sleep Company está sempre inovando a tecnologia da indústria do sono, com a missão de desenvolver produtos que têm um impacto positivo na vida das pessoas e já é a DNVB (Digital Native Vertical Brand) de maior crescimento do segmento de colchões.

Em julho de 2020, o grupo alemão Franz Haniel & Cie. GmbH adquiriu 50,1% da Emma – The Sleep Company.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version