SEGS Portal Nacional

Saúde

Férias longe das telas - Dicas de como aproveitar mais o período de descanso com a família e amigos

  • Terça, 21 Dezembro 2021 10:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcia Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Brincar é uma importante ferramenta de expressão e comunicação e que deve ser estimulada no período das férias, conforme apontam as professoras Isabela Censi e Mayra Arantes, do Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto, que incentivam os estudantes a substituir os celulares, tablets e afins por brincadeiras lúdicas e criativas.

Além de descansar a mente, brincadeiras e jogos – em casa ou ao ar livre - promovem união e aprendizado familiar. “Unir a família para uma partida de jogos de tabuleiro é uma ótima opção. Além de divertir, essa forma de entretenimento é muito eficaz para fortalecer os vínculos e os valores”, diz Mayra.

Não é segredo para ninguém que as crianças gostam de liberdade para criar e brincar à vontade. Por isso, especialmente nesse período, é importante que os pais dediquem um pouco do seu tempo para brincar junto e participar ativamente. “Para obter o máximo benefício, as atividades devem ser selecionadas e personalizadas com base na idade e nos interesses das crianças”, afirma Isabela.

As crianças levam as brincadeiras a sério, conforme ressalta Mário Quintana: “As crianças não brincam de brincar, brincam de verdade”.

Confira 8 sugestões de atividades para as férias:

Contação de histórias: a imaginação e o faz de conta fazem parte do cotidiano infantil e, por meio das histórias, a criança desenvolve noções de sequência lógica de fatos e tempo, amplia o vocabulário, bem como seu repertório cultural. Essa é uma atividade que pode e deve ser realizada em família, garantindo momentos divertidos e significativos.

Montar cabanas: é possível criar brincadeiras utilizando os recursos disponíveis em casa. Escolha dois móveis como, por exemplo, duas cadeiras ou dois sofás e cubra-os com um lençol. Sua cabana está pronta! Se preferir, decore o cenário utilizando objetos da casa e deixe aflorar a criatividade.

Fantasia: brincadeira bastante apreciada pelas crianças! Podem ser utilizadas fantasias prontas ou criados figurinos improvisados. Mais do que diversão, a fantasia infantil promove o desenvolvimento de diferentes habilidades, como: criatividade, imaginação e sociabilidade. Além de ser um recurso interessante para trabalhar as emoções, uma vez que, por meio do faz-de-conta, ao representar um personagem, as crianças costumam apresentar maior facilidade para expressar seus sentimentos e lidar com as frustrações. Você pode, ainda, montar uma peça de teatro utilizando sua fantasia.

Mímica: garantia de bons momentos de diversão. Brincadeira na qual os participantes devem descobrir o que está sendo representado por meio de expressões corporais, a única regra é não poder falar. Esse jogo promove o desenvolvimento da consciência corporal e da concentração, além de mobilizar a memória e os conhecimentos prévios.

Fazer uma horta no quintal ou plantar temperos em vasos: essa proposta é um bom passatempo e amplia o conhecimento sobre o crescimento das plantas, desde a germinação até o momento de colher e ir para a mesa. O contato e o cuidado com as plantas, promovem o respeito com a natureza e noções de responsabilidade, uma vez que será necessário, por exemplo, regar e observar se o local está adequado para o desenvolvimento desse ser vivo.

Mestre cuca: crianças adoram ajudar na cozinha, então, que tal convidá-las para selecionar receitas saudáveis e realizar uma oficina culinária? Você pode, inclusive, utilizar ingredientes da sua horta! Embora essa já seja uma vivência bastante apreciada, é possível transformá-la em brincadeira, escolhendo alguém para ser o “juiz” e avaliar os pratos seguindo diferentes critérios, como sabor, beleza e apresentação.

Jogos de tabuleiro: são uma excelente opção para brincar em família. Além de divertidos, desenvolvem habilidades, como compreensão de regras, raciocínio e auxiliam no processo de lidar com o sentimento de frustração.

Práticas de esporte: também são uma forma de brincar e deixar a saúde em dia. Por meio de atividades, como passear com o cachorro, andar de bicicleta, correr ao livre, nadar, entre tantas outras opções, há o estreitamento de vínculos e desenvolvimento de habilidades motoras.

Sobre os Colégios Maristas - Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version