SEGS Portal Nacional

Saúde

Alimentação equilibrada nas Festas de Fim de Ano

  • Terça, 21 Dezembro 2021 10:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Vitto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista dá dicas do que comer e o que evitar para aproveitar todos os sabores das ceias, sem comprometer a saúde

Chegaram as esperadas festas de final de ano: Natal e Ano Novo! Nessas tradicionais celebrações, as reuniões entre pessoas queridas são marcadas pelos pratos fartos e uma variedade de comidas típicas e deliciosas da época: salgados, doces, frituras e carnes, há opções para todos os gostos. Mas como aproveitar tudo isso sem colocar em risco o cuidado com a saúde ao longo do ano? Ou evitar aquela indisposição no dia seguinte?

Audrei Miquelote, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera ressalta que para esse momento “Equilíbrio é a palavra-chave para as festas de final de ano. São muitas opções de pratos salgados e doces, caso não consiga controlar os seus impulsos, toda a sua reeducação alimentar pode ser impactada em uma semana de festas! É preciso ter atenção ao que comer e com alguns cuidados é possível manter o controle, não exagerar e aproveitar a ceia sem medo”.

“Uma dica simples é esperar o jantar e não se distrair com os salgadinhos e embutidos que costumam ser servidos antes”, sugere.

“Sabemos que com tantas opções e emoções, em um espaço de tempo curto, parece ser impossível manter uma alimentação equilibrada, mas não é. O momento é de mudança de hábitos, para ter mais saúde, e isso deve ser pensado nas escolhas alimentares nas confraternizações também”, explica Audrei.

Confira todas as dicas da especialista para aproveitar as festas sem comprometer o equilíbrio e saúde:

-- Consuma com moderação

A regra é evitar os excessos. A quantidade de comida indicada varia de pessoa para pessoa. A principal recomendação é consumir uma porção de cada prato, sem repetições, assim é possível aproveitar todo o cardápio sem a necessidade de proibir um ou outro alimento.

-- Faça um prato balanceado

As pequenas entradas saudáveis, como: saladas e castanhas são boas alternativas e podem fazer diferença na hora do prato principal, o que fará com que você coma uma quantidade menor na ceia. Escolha carnes mais magras, sem gordura aparente, e deixe as frituras de lado. Inclua frutas frescas, esta é uma época de variedades para todos os paladares.

-- Tenha atenção aos alimentos gordurosos e com alto índice de açúcar

Alimentos gordurosos ou muito condimentados são causadores de desconforto e mal-estar. Afaste-se de excesso de açúcares e gorduras, dê preferência a alimentos ricos em fibras.

-- Não fique sem comer no dia da ceia

Não comer pela manhã ou durante todo o dia para poder se “esbaldar” na ceia pode causar distensão abdominal, desconforto digestivo, azia e enjoo.

-- Beba com moderação

Opte pelas bebidas leves e naturais, sem corantes e aditivos gaseificados, que mantêm o organismo hidratado. A bebida alcoólica deve ser consumida com moderação e nunca em jejum e intercale com água.

-- Saia da mesa

Após a ceia e as sobremesas serem servidas, procure outro lugar para conversar com os convidados, que não seja a mesa. Ficar próximo da comida pode aumentar a vontade de continuar comendo e beliscar.

-- Atividade física

A combinação de exercícios físicos com alimentação equilibrada não deve sair rotina, ainda mais nesta época, pois auxiliam na queima dos excessos.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version