SEGS Portal Nacional

Saúde

Estudo científico aponta que adolescência é o período de maior eficácia na prevenção da obesidade

  • Terça, 21 Dezembro 2021 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jennifer da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

futebol criança - free pik

De acordo com o pesquisador PhD Gabriel Lopes, a prática de exercícios físicos desde a puberdade proporciona benefícios preventivos e qualidade de vida

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, elas correspondem a 72% das mortes, com destaque para as patologias cardiovasculares (como a hipertensão), câncer, diabetes e doenças respiratórias. Segundo o estudo do PhD em Educação Professor Doutor Gabriel Lopes, publicado em conjunto com outros cientistas da área, a prática de exercícios físicos é o método preventivo mais eficaz - principalmente durante a infância e a adolescência.

O pesquisador PhD Gabriel Lopes é Membro Imortal da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF) e explica que a puberdade é um dos períodos mais críticos do desenvolvimento do sobrepeso. "Ao mesmo tempo, essa fase da vida é a mais eficaz tanto na intervenção quanto na prevenção do sobrepeso e da obesidade na idade adulta", pontua Gabriel Lopes.

Em seu artigo publicado na Revista Científica Cognitionis, periódico interdisciplinar da Logos University International (UNILOGOS), o PhD Gabriel Lopes constata que além do sedentarismo, outros existem outras condições que influenciam diretamente no sobrepeso: “não podemos deixar de mencionar que fatores fisiológicos, hormonais, emocionais e hábitos comportamentais, que podem desencadear as Doenças Crônicas não Transmissíveis, tanto em crianças, quanto adultos ou idosos” declara o cientista.

Segundo o PhD Gabriel Lopes, incluir as práticas de educação física na educação da criança, desde o início da vida escolar, é uma medida preventiva de grande eficácia. Além de promover benefícios para a saúde e desenvolvimento da criança e do adolescente, essa medida instiga desde cedo o hábito da prática de exercícios físicos.

Sobre Gabriel Lopes

Gabriel Lopes é PhD em Psicanálise (California University, Los Angeles), Doutor em Educação (Sastra Angkor University, Phnom Penh) e Mestre em Administração (City University, Phnom Penh). É Reitor da Logos University International (Unilogos) e Membro da Comissão Científica da Revista Educandi & Sanitas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version