SEGS Portal Nacional

Saúde

Autocuidado: Exposis, Lysoform e Sociedade Brasileira de Infectologia dão 4 dicas de hábitos simples para ir além na qualidade de vida

  • Sexta, 17 Dezembro 2021 10:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carina Curado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com medidas simples no dia a dia, é possível se proteger de diversos insetos, vírus e bactérias que podem afetar a saúde

Ter uma rotina de autocuidado requer diversas ações para promover uma melhor qualidade de vida, como praticar atividades físicas, pensar na saúde mental, ter hábitos saudáveis e cuidar da pele. Mas autocuidado também inclui uma rotina de proteção contra ‘inimigos’ invisíveis, como vírus e bactérias que podem afetar a saúde e causar danos à pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), bactérias, vírus e fungos que podem afetar nossa saúde estão presentes em diversas superfícies e, alguns deles, em contato direto com a pele, são capazes de provocar infecções.

Para contribuir com a rotina de autocuidado, Exposis e Lysoform, marcas da SC Johnson, que tem um longo histórico de trabalho para melhorar a vida das famílias em todo o mundo, e a SBI trazem dicas de hábitos simples para serem incluídos no dia a dia.

Evite andar descalço e mantenha sempre o chão limpo e desinfetado

De acordo com o médico da SBI, Marcelo Otsuka, para ajudar a manter a pele saudável, é recomendável não andar descalço e deixar sempre limpas e desinfetadas as superfícies de casa, da escola e do escritório. “Uma das ações mais simples que podem ser adotadas é o uso de desinfetantes em aerossol para limpar a sola dos calçados, antes de entrar no local, evitando, assim, trazer germes da rua”, explica Otsuka. Para a desinfecção de sapatos, Lysoform oferece opções em aerossol, inclusive em tamanho portátil, e permite a desinfecção de forma prática.

Higienize dentro dos sapatos

Os sapatos que são usados diariamente, especialmente durante atividades que causam suor em excesso, devem ser higienizados e desinfetados, além de terem os dias de uso intercalados. “Após o uso, a pessoa poderá borrifar dentro do calçado um produto desinfetante para auxiliar no combate à proliferação de fungos que podem provocar micose, como frieira, que provoca coceira e descamação, e a micose de unha, que as deixa feias e quebradiças. O formato aerossol é uma solução para facilitar essa higienização”, esclarece Marcelo.

Use repelente na sua rotina de skincare

Limpeza profunda, uso de cremes hidratantes e protetores solares já fazem parte da rotina de skincare de muitas pessoas, mas você sabia que usar repelente para proteger sua pele pode fazer parte do seu dia a dia de autocuidado? Otsuka reforça que o repelente, além de ajudar na prevenção das doenças que podem ser transmitidas pelos mosquitos, é útil contra as irritações causadas pelas picadas, que podem se tornar infecções. Embora as pessoas ainda tenham dúvida em relação à ordem de aplicação, o ideal é sempre aplicar como última camada, pois é na evaporação do produto que ele vai repelir o mosquito.

A linha Exposis Extrême, por exemplo, conta com produtos à base de Icaridina, em formatos de spray, gel e aerossol, que oferecem até 10h de proteção.

Evite picadas que podem causar coceira, manchas e machucados na pele

Além das arboviroses, que são doenças que podem ser transmitidas por mosquitos, como a dengue, a Zika e Chikungunya, o incômodo de ter a pele picada faz com que as pessoas possam ficar com manchas na pele por um tempo e ferir o local de tanto coçar. “Tanto o ferimento da picada como o ato de coçar o local podem atuar como porta de entrada para diversas infecções bacterianas, inclusive com possibilidade de complicações. Além disso, se a pessoa for alérgica, o incômodo das lesões ocasionadas pela alergia, além do prurido e manchas na pele, pode ser desagradável. Assim, usar repelentes e outros métodos contra insetos é uma atitude importante de autocuidado com a saúde”, acrescenta Otsuka.

Sobre a SC Johnson

A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a produtos inovadores e de alta qualidade, à excelência no local de trabalho e ao compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde atua. Com sede nos EUA, a empresa é um dos principais fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica e produtos de armazenagem doméstica, purificadores de ar, controle de pragas e cuidados para calçados, além de produtos profissionais. A empresa comercializa marcas consagradas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, EXPOSIS®, LYSOFORM®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos Estados Unidos e em outros países. Estão entre suas marcas fora dos EUA: AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR. MÚSCULO® e RIDSECT®. Com 134 anos de história, a empresa gera USD 10 bilhões em vendas, emprega aproximadamente 13 mil pessoas em todo o mundo e vende produtos em quase todos os países. www.scjohnson.com

Sobre a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)

Fundada em 1980, é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de caráter científico, composta por médicos especialistas. Com abrangência nacional, encontra-se presente em 24 Estados do país. O objetivo da SBI é promover o desenvolvimento da especialidade de Infectologia – que se dedica à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à cura das doenças infecciosas – bem como os intercâmbios científico, técnico, cultural e social entre seus associados e profissionais da área.

A SBI possui diretrizes específicas para promover o desenvolvimento da especialidade, promove permanente atualização e estudos referentes à especialidade, sob diversas atividades para o aperfeiçoamento profissional dos infectologistas. A entidade defende os interesses profissionais dos especialistas em Infectologia e colabora com autoridades governamentais e entidades congêneres, nacionais ou internacionais, em assuntos pertinentes à Infectologia. Desde sua criação, a SBI tem atuado em conformidade com as demandas da sociedade brasileira, desempenhando papel fundamental na discussão dos principais problemas de saúde pública do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Dez 09, 2025 Saúde

Mais precisão e recuperação rápida: cirurgia robótica…

Dez 09, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações…

Dez 09, 2025 Saúde

Brasil adota as canetas para perda de peso e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version