Poluição é associada ao surgimento de doenças cardiovasculares
Estudo também relaciona a incidência de outros problemas como diabetes e de doenças respiratórias.
De acordo com um artigo publicado no NEJM (New England Journal of Medicine), a poluição do ar é um fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares. O estudo estima que a poluição causou 9 milhões de mortes em 2019, das quais mais de 60% foram em decorrência de doenças cardíacas. Além disso, a poluição também é apontada como fator desencadeante e de piora do diabetes mellitus do tipo 2.
“As micropartículas poluentes presente na atmosfera que são inaladas pelo pulmão na respiração entram em contato com a corrente sanguínea do indivíduo e prejudicam o funcionamento cardiovascular. Os danos provocados são alterações no ritmo cardíaco, isquemia miocárdica, modificações na coagulação sanguínea e progressão da aterosclerose”, explica o médico Roberto Yano, especialista em cardiologia.
Um estudo realizado nos Estados Unidos relatou o potencial de dano cardiovascular associado à poluição urbana em seis grandes cidades estadunidenses. A pesquisa científica, que envolveu 8.111 adultos, indicou que o risco de mortalidade cardiovascular é mais alto nas cidades mais poluídas.
“Os trabalhadores de ruas e as pessoas que vivem em moradias próximas de corredores de alto tráfego ou de congestionamentos frequentes, são as mais expostas em geral” alerta o cardiologista Roberto Yano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 7 milhões de mortes anuais estejam associadas à poluição do ar, sendo essa a quarta maior causa global de doenças e óbitos.
Sobre Roberto Yano
Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Associação Médica Brasileira (AMB).
Hoje suas redes sociais contam com um número expressivo de seguidores, #amigosdocoracao. São mais de 1 milhão de seguidores bem engajados entre Facebook, Youtube e Instagram.
O seu intuito é divulgar informações valiosas aos seus seguidores sempre visando os preceitos do código de ética médico.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>