SEGS Portal Nacional

Saúde

Pacientes têm a oportunidade de visitar decoração de Natal em Salvador

  • Sexta, 17 Dezembro 2021 10:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Litiane de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O Natal vai ser mais mágico do que nunca para três pacientes da empresa de home care S.O.S. Vida, que, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e cuidados especiais, poderão sair de casa para conhecer o Natal do Campo Grande. O pequeno Luiz Guilherme Soares, de 3 anos, fez a visita na última segunda-feira e viveu momento de alegria ao lado de seus familiares. Na próxima semana, nos dias 20 e 21, outras duas pacientes irão realizar o passeio.

O que torna o passeio mais especial é que os três pacientes têm condições especiais e utilizam ventilação mecânica, tendo dificuldades para sair de casa. Luiz Guilherme, por exemplo, tem uma Doença Muscular Progressiva, escoliose e um atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. A equipe da S.O.S. Vida, da qual o menino é paciente em home care, fez todo acompanhamento para que esse momento familiar de magia fosse possível.

“Luiz Guilherme é uma criança que gosta muito de sair, mas com a pandemia e com o quadro de saúde dele hoje, tem sido mais raro termos conseguido fazer isso. Como ele vem desde muito pequeno em tratamento, essa foi a primeira vez que ele viu a decoração de Natal e estamos muito felizes com essa possibilidade”, conta a mãe, Ana Beatriz Soares.

Além dela e de seu esposo, outros parentes de Luiz Guilherme, como as avós, primos e a madrinha se mobilizaram para poder acompanhar o momento em família.

Nos últimos anos, eles passaram por momentos difíceis. Segundo a pediatra da S.O.S. Vida, Morgana Porto, em 2020, o menino precisou ser internado, com um quadro de hemorragia pulmonar, que foi controlada, mas agravou o quadro de saúde.

“Nosso objetivo em manter Luiz Guilherme em home care é justamente dar a ele uma vida próxima da família, amigos e dentro de sua casa, com seu espaço. Poder levar ele para fazer esse passeio é uma alegria indescritível. Estamos mobilizando uma equipe e tudo que é necessário para que esse momento tenha a máxima segurança”, aponta Morgana.

Mais visitas

Na segunda-feira, dia 20, a jovem Lara Beatriz, de 17 anos, será a próxima a decoração de Natal no Campo Grande. Com um diagnóstico de distrofia muscular congênita, alterações ósteo-articulares e outras questões de saúde que exigem a respiração por ventilação mecânica e assistência de saúde permanente, ela também contará com o apoio e acompanhamento da S.O.S. Vida para vivenciar esta experiência fora de casa.

Da mesma forma, Luciana de Castro, paciente de 57 anos que é acamada e traqueostomizada, permanecendo sob cuidados do home care, vai realizar, no dia 21, o passeio.

A supervisora de Fisioterapia da S.O.S. Vida, Andréa Couto, destaca que realizar ações como essa faz parte de um olhar mais amplo para o paciente, buscando tratar os sintomas físicos, mas também proporcionar experiências que ajudem no controle de questões emocionais, trazendo alegria e bem-estar para o paciente e seus familiares.

“Há alguns anos, fizemos nossa primeira visita ao Natal do Campo Grande com uma paciente que tinha esse sonho. Foi um momento de muita alegria e decidimos então manter esses passeios para outros pacientes que tenham interesse e que seja possível realizar com segurança”, conta.

Saúde mental e bem-estar

A psicóloga da S.O.S. Vida, Cláudia Cruz, aponta que ações que promovem saúde ajudam na valorização do ser humano e, neste sentido, são importantes e devem fazer parte do contexto de cuidados em saúde.

“Oportunizar ao paciente, muitas vezes acamado, restrito ao leito, com grande comprometimento na sua funcionalidade, bem como envolver a família em ações que promovem saúde só agrega valor e traz benefícios para todos os envolvidos, inclusive quem promove essas ações. É uma forma de trazer vida, prazer num contexto que sabemos que, por si só, já gera sofrimento psíquico”, pontua a especialista.

Ela ainda reforça que estas ações ajudam a quebrar a rotina, tirar o foco da doença e do tratamento e aproximam a vida da normalidade. “Todos esses benefícios geram bem-estar e melhoram a qualidade de vida de todos os envolvidos”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version