SEGS Portal Nacional

Saúde

Autocuidado: Exposis, Lysoform e Sociedade Brasileira de Infectologia dão 4 dicas de hábitos simples para ir além na qualidade de vida

  • Quarta, 15 Dezembro 2021 09:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carina Curado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com medidas simples no dia a dia, é possível se proteger de diversos insetos, vírus e bactérias que podem afetar a saúde

Ter uma rotina de autocuidado requer diversas ações para promover uma melhor qualidade de vida, como praticar atividades físicas, pensar na saúde mental, ter hábitos saudáveis e cuidar da pele. Mas autocuidado também inclui uma rotina de proteção contra ‘inimigos’ invisíveis, como vírus e bactérias que podem afetar a saúde e causar danos à pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), bactérias, vírus e fungos que podem afetar nossa saúde estão presentes em diversas superfícies e, alguns deles, em contato direto com a pele, são capazes de provocar infecções.

Para contribuir com a rotina de autocuidado, Exposis e Lysoform, marcas da SC Johnson, que tem um longo histórico de trabalho para melhorar a vida das famílias em todo o mundo, e a SBI trazem dicas de hábitos simples para serem incluídos no dia a dia.

Evite andar descalço e mantenha sempre o chão limpo e desinfetado

De acordo com o médico da SBI, Marcelo Otsuka, para ajudar a manter a pele saudável, é recomendável não andar descalço e deixar sempre limpas e desinfetadas as superfícies de casa, da escola e do escritório. “Uma das ações mais simples que podem ser adotadas é o uso de desinfetantes em aerossol para limpar a sola dos calçados, antes de entrar no local, evitando, assim, trazer germes da rua”, explica Otsuka. Para a desinfecção de sapatos, Lysoform oferece opções em aerossol, inclusive em tamanho portátil, e permite a desinfecção de forma prática.

Higienize dentro dos sapatos

Os sapatos que são usados diariamente, especialmente durante atividades que causam suor em excesso, devem ser higienizados e desinfetados, além de terem os dias de uso intercalados. “Após o uso, a pessoa poderá borrifar dentro do calçado um produto desinfetante para auxiliar no combate à proliferação de fungos que podem provocar micose, como frieira, que provoca coceira e descamação, e a micose de unha, que as deixa feias e quebradiças. O formato aerossol é uma solução para facilitar essa higienização”, esclarece Marcelo.

Use repelente na sua rotina de skincare

Limpeza profunda, uso de cremes hidratantes e protetores solares já fazem parte da rotina de skincare de muitas pessoas, mas você sabia que usar repelente para proteger sua pele pode fazer parte do seu dia a dia de autocuidado? Otsuka reforça que o repelente, além de ajudar na prevenção das doenças que podem ser transmitidas pelos mosquitos, é útil contra as irritações causadas pelas picadas, que podem se tornar infecções. Embora as pessoas ainda tenham dúvida em relação à ordem de aplicação, o ideal é sempre aplicar como última camada, pois é na evaporação do produto que ele vai repelir o mosquito.

A linha Exposis Extrême, por exemplo, conta com produtos à base de Icaridina, em formatos de spray, gel e aerossol, que oferecem até 10h de proteção.

Evite picadas que podem causar coceira, manchas e machucados na pele

Além das arboviroses, que são doenças que podem ser transmitidas por mosquitos, como a dengue, a Zika e Chikungunya, o incômodo de ter a pele picada faz com que as pessoas possam ficar com manchas na pele por um tempo e ferir o local de tanto coçar. “Tanto o ferimento da picada como o ato de coçar o local podem atuar como porta de entrada para diversas infecções bacterianas, inclusive com possibilidade de complicações. Além disso, se a pessoa for alérgica, o incômodo das lesões ocasionadas pela alergia, além do prurido e manchas na pele, pode ser desagradável. Assim, usar repelentes e outros métodos contra insetos é uma atitude importante de autocuidado com a saúde”, acrescenta Otsuka.

Sobre a SC Johnson

A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a produtos inovadores e de alta qualidade, à excelência no local de trabalho e ao compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde atua. Com sede nos EUA, a empresa é um dos principais fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica e produtos de armazenagem doméstica, purificadores de ar, controle de pragas e cuidados para calçados, além de produtos profissionais. A empresa comercializa marcas consagradas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, EXPOSIS®, LYSOFORM®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos Estados Unidos e em outros países. Estão entre suas marcas fora dos EUA: AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR. MÚSCULO® e RIDSECT®. Com 134 anos de história, a empresa gera USD 10 bilhões em vendas, emprega aproximadamente 13 mil pessoas em todo o mundo e vende produtos em quase todos os países. www.scjohnson.com

Sobre a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)

Fundada em 1980, é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de caráter científico, composta por médicos especialistas. Com abrangência nacional, encontra-se presente em 24 Estados do país. O objetivo da SBI é promover o desenvolvimento da especialidade de Infectologia – que se dedica à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à cura das doenças infecciosas – bem como os intercâmbios científico, técnico, cultural e social entre seus associados e profissionais da área.

A SBI possui diretrizes específicas para promover o desenvolvimento da especialidade, promove permanente atualização e estudos referentes à especialidade, sob diversas atividades para o aperfeiçoamento profissional dos infectologistas. A entidade defende os interesses profissionais dos especialistas em Infectologia e colabora com autoridades governamentais e entidades congêneres, nacionais ou internacionais, em assuntos pertinentes à Infectologia. Desde sua criação, a SBI tem atuado em conformidade com as demandas da sociedade brasileira, desempenhando papel fundamental na discussão dos principais problemas de saúde pública do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version