SEGS Portal Nacional

Saúde

"Temos limitações sim, mas nossas capacidades são muito maiores. Basta alguém nos dar a oportunidade", defende pessoa Epidermólise Bolhosa

  • Quarta, 08 Dezembro 2021 10:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Na celebração ao dia Mundial da Conscientização da Epidermólise Bolhosa, profissionais de saúde e ativistas lutam para combater o preconceito com as pessoas que sofrem da doença rara de pele

Em celebração ao dia Mundial da Conscientização da Epidermólise Bolhosa, comemorado em 25 de outubro, a Mölnlycke - empresa líder em curativos de silicone focados na prevenção e o tratamento de feridas - promoveu um webinar com profissionais especialistas médico e enfermeiro para falar sobre essa condição de saúde, também conhecida como EB.

O desconhecimento da Epidermólise Bolhosa por profissionais da área de saúde e pela sociedade pode trazer dificuldades no tratamento e no convívio das pessoas com EB. Para desmistificar o tema, o encontro contou com a presença da dermatologista e médica voluntária da Debra Brasil Renata Paiva e da enfermeira estomatoterapeuta Livia Xavier, que abordaram os principais cuidados que a doença exige.

O evento ainda contou com o relato de Anna Carolina Rocha, terapeuta integrativa, fundadora do ativismo EB e pessoa com EB distrófica recessiva. A Epidermólise Bolhosa compreende um grande grupo de doenças raras de pele e tem como característica pele frágil e formação de bolhas, principalmente nas mãos e pés, após trauma mínimo ou espontâneo.

“Eu sou de uma época em que não se tinha muita informação sobre a doença e nem produtos médicos adequados. Isso causava muito sofrimento porque, sem curativos adequados, o cuidado com as lesões poderia causar muito sangramento e dor. Divido minha vida entre antes e depois de curativos especiais porque eles realmente trazem qualidade de vida”, relata Anna Carolina.

Além disso, a doença é extremamente rara. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo têm a doença, que não tem cura e não é transmissível. No Brasil, 1.027 pessoas já foram diagnosticadas com EB, segundo os últimos dados da Debra Brasil. Nos últimos cinco anos foram registradas 121 mortes por complicações doença.

A terapeuta ainda relata que existe muito preconceito com pessoas com EB, principalmente por conta da questão estética. “Mesmo que a grande maioria das doenças de pele não sejam contagiosas as pessoas ficam receosas e muito preocupadas e isso pode atrapalhar uma pessoa na hora de entrar no mercado de trabalho, por exemplo. E os sintomas estão muito ligados ao aspecto emocional, então encontrar acolhimento é muito importante”, indica.

E porque a pessoa com EB precisa de cuidados e uma rede de apoio, Anna ressalta a importância de um cuidado com a saúde mental de pessoas com EB e seus familiares. “Quando nasce uma criança com EB, a tendência é que toda a família adoeça junto, emocionalmente. E, às vezes, esse aspecto psicológico é muito pior do que o físico. A família é fundamental para que a pessoa se desenvolva como um adulto capaz. Temos limitações sim, mas nossas capacidades são muito maiores. Basta alguém nos dar a oportunidade”, observa.

Para Anna, a sociedade como um todo precisa acolher as pessoas com EB. Por isso, é essencial aumentar a conscientização sobre o tema para que as pessoas com EB possam receber o tratamento adequado desde o primeiro momento, principalmente em termos de curativos, e ter um convívio social adequado.

“Nosso objetivo é poder gerar melhor qualidade de vida para as pessoas. A EB é uma doença que, eventualmente, cria limitações a acessos a oportunidades. Com novas tecnologias nos curativos, queremos que quem tem EB possa viver todo seu potencial”, complementa Pedro Schildknecht, gerente geral da Mölnlycke América Latina, promotora do evento.

Saiba mais sobre a Epidermólise Bolhosa em: https://ebmolnlycke.com.br/

Sobre a Mölnlycke - A Mölnlycke é uma empresa sueca líder de produtos médicos a nível mundial que fornece soluções aos profissionais de saúde para obter os melhores resultados clínicos e oferecer uma boa relação custo-benefício. Com mais de 170 anos no mercado, a companhia opera em mais de 40 diferentes países e distribuiu seus artigos tecnológicos em mais de cem. Seu foco é oferecer os melhores cuidados na prevenção e o tratamento de feridas, gerando conforto aos pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version